Cacau criollo da Venezuela, milho das montanhas de Oxaca no México, banana do Brasil e laranjas do vulcão Etna na Itália são alguns dos alimentos que estão ameaçados de extinção, de acordo com um estudo realizado pelo jornalista da BBC, Dan Saladino.
«Estes alimentos não são apenas alimento, mas também resultado da invenção, imaginação e sabedoria de centenas de gerações de agricultores e cozinheiros, povos que os adaptaram até se tornaram comestíveis».
No livro “Eating to Extinction”, o jornalista dá a conhecer as comunidades que cultivam e preparam alimentos que estão ameaçados, assim como seus estilos de vida.
Numa entrevista a BBC News Mundo, Dan Saladino defendeu que «os alimentos ameaçados são o verdadeiro tesouro da humanidade».
O mundo torna-se cada vez mais dependente de uma pequena quantidade de alimentos. «Existem basicamente nove principais culturas consumidas mundialmente. De entre elas, 50% das calorias ingeridas pelos humanos são fornecidas por apenas três ingredientes: arroz, milho e trigo, algo um tanto limitador», refere.