<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Há uma ordem certa para salgar os alimentos. Conheça-a aqui

7 Fevereiro 2023
Sandra M. Pinto

E aprenda a retirar o melhor dos alimentos.

O sal tem o poder de transformar sabores, aromas e texturas, garantindo qualidade, desde que usado da maneira correta.

O sal tem  tem propriedades antissépticas, combatendo bactérias e microrganismos que podem contaminar a comida, elevando o risco de infeções.

Alguns alimentos como a carne, quando salgados antecipadamente, acabam por ficar mais ríjos. No entanto, ovos, legumes e vegetais ricos em água, desidratam, tornando-se instáveis. Isso ocorre porque o sal altera completamente as moléculas de proteínas, devido ao efeito aderente e também às interações químicas por osmose.

Se salgar legumes, é importante deixá-los a descansar até uma hora. Depois, a dica é secá-los com um pedaço de papel de cozinha antes de os preparar.

Deve ter em conta o objetivo, por exemplo, no caso de uma carne macia, adicionar sal pode promover uma reação de ressequido. No início, parece difícil identificar essas ocorrências, mas ao compreender como as moléculas reagem, é possível adaptar-se e melhorar as receitas, sem prejuízos.

Invista na pimenta, salsinha, alho, cebola, paprica, caril e demais especiarias, buscando reduzir o excesso de sódio na comida.