Esses alimentos foram selecionados num estudo publicado no New England Journal of Medicine, e que investigou os hábitos alimentares de cerca de 120 mil voluntários durante 20 anos.
Batatas fritas
Batatas fritas, chips/salgadinhos industrializados são os mais calóricos e com maior teor de gordura, pois acabam por ter mais óleo e mais sal. Tente comê-los o mínimo possível.
Bebidas açucaradas
Refrigerantes nem pensar, pois são bombas com elevadas percentagens de açúcar, muitas vezes maior, em proporção, do que se pode encontrar numa sobremesa, por exemplo.
Carne
Mais um motivo para deixar de comer carne vermelha e outros derivados de animais: engordam. Carnes vermelhas e carnes processadas (salsicha, salame, presunto, mortadela), contêm percentagens consideráveis de gordura e sal.
Prefira alimentos frescos, que não sejam pesados como a carne, e que sejam saudáveis para manter o copo com energia e leveza.
Batatas
Mesmo que não sejam fritas, as batatas, tanto a inglesa e quanto a doce, como outros tipos de batata, podem engordar.
Claro que também têm muitas propriedades e benefícios para a saúde, mas são um dos legumes mais calóricos usados como acompanhamento.
Limite a frequência com que as come.