Partilhar

Novas moedas de 5 euros: veja os cuidados a ter para não ser enganado (e descubra a razão)

Há seis moedas de cinco euros a entrar em circulação em 2024, mas são de coleção. A 17 de julho, é lançada a quarta do ano. A nova moeda de cinco euros pode ser usada para pagar em dinheiro, mas não é expectável que a encontre com frequência.

15 Julho 2024
Forever Young com DECO

O Banco de Portugal anunciou a entrada em circulação de novas moedas de cinco euros em 2024. A quarta deste ano está prevista para 17 de julho, revela a DecoProteste.

Trata-se de moedas de coleção, com acabamento dito “normal”, que serão emitidas ao longo do ano. Estas novas moedas serão distribuídas por intermédio de bancos e demais instituições de crédito e tesourarias do Banco de Portugal, bem como nas lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

A primeira moeda de coleção emitida este ano teve um valor facial de 7,50 euros. As restantes previstas são de cinco euros e de dois euros, estas últimas em tudo semelhantes às de uso comum.

Apesar da emissão das moedas de cinco euros, as notas de cinco euros não vão ser substituídas. Nem sequer é expectável que encontre estas novas moedas em circulação com frequência, pois serão emitidas em quantidades reduzidas.

Caso receba uma moeda de coleção como pagamento ou como troco de uma compra, por exemplo, certifique-se de que se trata de uma moeda verdadeira. Veja os conselhos da DECO PROteste para não ser enganado.

A NOVA MOEDA DE CINCO EUROS VALE O MESMO QUE UMA NOTA DE CINCO EUROS?

Sim, as novas moedas de cinco euros que vão entrar em circulação até ao final do ano têm um valor facial de cinco euros, o que significa que valem tanto como notas de cinco euros.

O QUE FAÇO SE ME PAGAREM COM AS NOVAS MOEDAS?

Se receber um pagamento ou um troco com as novas moedas, pode usá-las, desde que sejam aceites como meio de pagamento. O valor destas moedas é o mesmo que o das moedas e notas correntes.

COMO SEI QUE NÃO SE TRATA DE UMA MOEDA FALSA?

As características de cada uma destas moedas de coleção estão disponíveis no site do Banco de Portugal. Para detetar uma moeda falsa, verifique os vários elementos de segurança da moeda; não se baseie apenas num deles. Preste especial atenção aos relevos, aos bordos e às propriedades magnéticas de algumas moedas.

 

POSSO RECUSAR O PAGAMENTO COM UMA DESTAS NOVAS MOEDAS?

Os operadores económinos (supermercados ou outros estabelecimentos, por exemplo) não podem recusar as moedas de coleção, mas o consumidor individual não é obrigado a aceitá-las. O Banco de Portugal sugere que, caso não pretenda aceitar as moedas, peça educadamente para receber a mesma quantia de outra forma.

PODEM RECUSAR O MEU PAGAMENTO COM ESTA NOVA MOEDA?

Desde que seja autorizada em Portugal, como é o caso da nova moeda de cinco euros, à partida, nenhuma nota nem moeda pode ser recusada, seja qual for a sua natureza. Apesar disso, ninguém é obrigado a receber, num único pagamento, mais do que 50 moedas.

POSSO USAR MOEDAS COMEMORATIVAS EM MÁQUINAS DE PAGAMENTO AUTOMÁTICO?

As máquinas de pagamento automático estão calibradas de acordo com as notas e as moedas de uso corrente. Tendo em conta que não há moedas de cinco euros e de 7,50 euros de uso corrente, as moedas comemorativas destes valores não deverão poder ser usadas nas máquinas. Já as moedas comemorativas de dois euros, cujas características são muito semelhantes às das moedas de dois euros correntes, não deverão levantar problemas a este nível.

AS NOVAS MOEDAS PODEM SER USADAS COMO PAGAMENTO NOUTROS PAÍSES?

As moedas emitidas para fins numismáticos ou de coleção, como é o caso, apenas estão autorizadas em Portugal, pelo que não são de aceitação obrigatória no estrangeiro.

PODEM PEDIR-ME MAIS DO QUE O VALOR FACIAL POR ESTA MOEDA?

Apesar de o valor pecuniário destas moedas de coleção estar fixado em 5 euros e 7,50 euros, o Banco de Portugal determina que, em função dos diferentes tipos de acabamento, do eventual recurso a metais nobres, ou da embalagem, as moedas de coleção possam ser vendidas pelo valor facial ou por um valor superior a esse.

VALE A PENA INVESTIR NA COMPRA DE MOEDAS DE COLEÇÃO?

A menos que perca as novas moedas ou as veja roubadas, se comprar estas moedas por não mais do que o seu valor facial – por exemplo, se comprar a moeda de cinco euros de coleção por cinco euros –, não terá risco. Pode, aliás, ter uma mais-valia, se no futuro houver quem esteja disposto a adquiri-las por valores mais avultados. Caso contrário, poderá sempre usá-las para fazer pagamentos correntes ou por solicitar a sua troca no Banco de Portugal.

AS NOTAS DE CINCO EUROS VÃO ACABAR?

Não está previsto que as notas de cinco euros deixem de estar em circulação. Tratando-se de uma moeda de coleção, a nova moeda de cinco euros vai existir ao mesmo tempo que a nota com o mesmo valor.

Mais Recentes

Sexo: mitos sobre que precisa (mesmo) de esquecer para viver uma sexualidade mais feliz

há 56 minutos

Estas são as mentiras (inocentes) que contamos num primeiro encontro

há 1 hora

10 superalimentos perfeitos para proteger a sua visão

há 2 horas

10 truques (eficazes) que as lojas utilizam para nos fazer gastar mais dinheiro

há 2 horas

Não entre em pânico: 6 estratégias eficazes para evitar o aumento de peso durante o Natal

há 3 horas

Nem bicarbonato nem limão: esta é a mistura eficiente para tirar o bolor da casa de banho

há 3 horas

Uma mão cheia de dicas do que fazer no supermercado quando vai às compras com o objetivo de emagrecer

há 4 horas

Beber cerveja semanalmente pode ajudar a evitar artrite, é o que assegura este estudo

há 5 horas

Nelson Freitas anuncia celebração dos 25 anos de carreira no Coliseu

há 5 horas

O Natal chegou à Gleba: bolo-rei, panettones e pastelaria de Juliana Penteado

há 5 horas

Tenha um Natal digno de reis: descubra aqui onde

há 5 horas

Cascais celebra Natal com árvore gigante, música e gift cards

há 6 horas

9 em cada 10 portugueses não se importariam de receber prendas de natal em segunda mão

há 6 horas

Demência: o ator Bruce Willis não se lembra da ex-mulher Demi Moore e das filhas de ambos

há 7 horas

Nem verde nem de hibisco, esqueça o chá: esta é a bebida para perder a barriga

há 7 horas

Kate Middleton arriscou e usou (da cabeça aos pés) a cor tendência das redes sociais

há 7 horas

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica: «É uma patologia limitante, mas o conhecimento sobre a doença e o autocuidado levam a caminhos de superação», Sara Durães, médica de Medicina Interna

há 8 horas

A ceia de Natal deste ano vai custar mais aos portugueses: estes são os produtos que aumentaram (e muito) de preço

há 9 horas

Muita sorte e carteira recheada: estes signos que vão acabar o ano de 2024 em grande

há 9 horas

Crédito pessoal: todo o cuidado é pouco, por isso previna-se com estes conselhos

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.