Teste do rabo de cavalo
É muito útil para sentir o volume dos cabelos ao pentear e ao prender. Existem quedas sorrateiras: a pessoa vai perdendo um pouco de cabelo por dia, porém que não chama a atenção. Como isso pode levar anos para ser percebido, a comparação do rabo de cavalo colabora muito.
Demora para “perder o corte”
Se você tem uma rotina de ir ao cabeleireiro todos os meses para atualizar o corte, e percebe que essa necessidade está cada vez menor porque ele está a durar mais, é melhor ficar atenta.
Observe roupas, toalhas de banho, mesa do trabalho, costas das cadeiras
Nem sempre os fios que caem aparecem em lugares e situações óbvias, como na escova ou durante o banho. A perda constante de fios pode dar sinais pelos diversos locais por onde se passa.
Exames para ajudar a identificar a queda
Se você já notou a queda de cabelos, mas nenhuma alteração foi detetada em exames de rotina, como de sangue, é hora de aprofundar essa investigação.
Atenção ao stress
Não precisa ser um stress enorme, pode ser um conjunto de pequenos stresses da vida que, juntos, produzirão um sinal clínico.
Dor no couro cabeludo
A tricodinia ocorre quando a pessoa manifesta desconforto, dor ou aumento da sensibilidade do couro cabeludo. Está associada a muitos casos de queda de cabelo, embora não seja uma regra. A sensibilidade e a dor de couro cabeludo podem ser causadas por problemas importantes e que exigem tratamento rápido para evitar complicações maiores.