Partilhar

P-Race: a primeira Corrida da Próstata é já dia 7 de setembro

O evento é organizado pelo Instituto da Próstata, em conjunto com a Associação Portuguesa de Doentes da Próstata (APDP) e a Associação de Atletismo de Lisboa. O objetivo desta iniciativa é alertar a população portuguesa para a necessidade desta doença, geralmente assintomática, ter um diagnóstico precoce.

19 Agosto 2019
Forever Young

À semelhança da Corrida da Mulher – em relação ao cancro da mama -, que aconteceu a 19 de maio entre Santos e Belém, vai ter lugar às 17h do dia 7 de setembro, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, a primeira edição da P-Race. Com inscrições ainda abertas no site do Instituto da Próstata, a organização desta corrida pretende alertar a sociedade para o cancro da próstata e a importância de esta ser diagnosticada precocemente, assim como outras doenças que afetem este orgão.

O Instituto da Próstata, a Associação Portuguesa dos Doentes da Próstata (APDP) e a Associação de Atletismo de Lisboa querem avisar a sociedade de que o cancro da próstata é o tumor mais frequente nos homens dos países desenvolvidos. Em Portugal, este tumor é responsável por cerca de 5000 novos casos por ano, com cerca de 1800 mortes anuais. À próstata, além do cancro, são conhecidas outras doenças menos graves que podem incomodar e são muitas vezes desvalorizadas ou têm terapias desadequadas.

A importância do diagnóstico precoce

Para o diretor clínico do Instituto da Próstata, o urologista José Santos Dias, divulgar a importância da necessidade dos homens acima de 45 anos serem avaliados para assegurar um diagnóstico precoce. Acresce o facto de na maioria dos casos esta doença não revelar sintomas, sendo que esta doença pode ser vencida se o tumor for detetado em fases iniciais.

Com o objetivo de chegar ao maior número possível de pessoas, esta primeira edição da P-Race conta, para já, com dois embaixadores conhecidos dos portugueses: Joaquim de Almeida (ator) e Humberto Coelho (antigo futebolista internacional português e atual vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol), entre outros nomes a divulgar.

Objetivo paralelo e receitas

O valor das inscrições na corrida revertem para a APDP e ainda para a investigação sobre o cancro da próstata. José Santos Dias defende o objetivo paralelo do Instituto da Próstata, de «ajudar a Associação Portuguesa dos Doentes da Próstata, que tem uma ação muito meritória [organização de sessões de esclarecimento para doentes e familiares e ainda tem uma linha de apoio para doentes]».

Contudo, o diretor clínico acrescenta que este objetivo também tem idêntica relevância, pois a APDP «não tem tido o impacto desejável».

Mais Recentes

Gigantes pré-históricos invadem a Lourinhã

há 45 minutos

“Burn”: conheça as descobertas revolucionárias para queimar gordura

há 2 horas

Costa Deliziosa regressa ao Mediterrâneo após concluir o cruzeiro Volta ao Mundo 2025

há 3 horas

W Algarve lança programação para a semana de Páscoa

há 4 horas

Como lidar com as reuniões familiares nesta época festiva

há 5 horas

Hotéis Valverde celebram a Páscoa com programas especiais em Lisboa, Sintra e Santar

há 6 horas

“à Mesa com a Vista Alegre” espera por si numa viagem pela marca

há 7 horas

Escapadinhas de Páscoa com programas para toda a família

há 7 horas

Aqui a Páscoa comemora-se ao ar livre com caças de ovos, pinturas e pratos recheados de sabor

há 8 horas

Se o seu sonho é ir à Islândia esta noticia é para si: vai poder fazê-lo com 25% de desconto (nos voos)

há 9 horas

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 23 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 23 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 23 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 23 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 23 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 24 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 24 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 1 dia

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 1 dia

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.