Partilhar

Trabalhar depois da reforma. Estes são os seis empregos mais comuns

As razões para continuar no mercado de trabalho podem ser várias. Para muitos, uma questão de necessidade financeira, enquanto outros fazem essa escolha para se manterem fisicamente ativos e se sentirem mentalmente desafiados.

28 Fevereiro 2020
Forever Young

Mais pessoas estão a trabalhar depois da idade da reforma – pelo dinheiro extra, para permanecerem ativas e desafiadas, ou por outra combinação de razões. Alguns mudam para empregos nos campos da carreira em que trabalharam durante anos. Outros, no entanto, preferem arriscar e tentar algo completamente novo.

A análise dos dados do recenseamento norte-americano realizada pelo site Investopedia permitiu constatar que a maioria das pessoas que trabalham além da idade da reforma fazem ainda alguns trabalhos entre o fim da carreira e a saída efetiva do mercado de trabalho. Estes são os seis empregos mais populares para as pessoas com 65 anos ou mais.

Contabilidade – Os escriturários de contabilidade usam softwares, planos e bancos de dados de contabilidade computacionais especializados para contabilizar transações financeiras e produzir relatórios financeiros, como balanços patrimoniais e demonstrações de resultados. As pessoas que fizeram carreira nesta área são as que tendem mais a continuar por mais um tempo.

Corpo Docente Adjunto de faculdades e universidades sem fins lucrativos – Outra área em que os professores de tempo inteiro podem continuar a ajudar no ensino na posição de adjunto, ou seja, com metade do tempo. Embora o salário seja geralmente mais baixo, muitos aposentados consideram este trabalho gratificante. Isto porque, com a experiência de anos podem continuar a pôr em prática o que gostam, com menos responsabilidades.

Coordenador de Eventos – Esta é a área mais escolhida por pessoas que não fizeram carreira deste tipo de trabalho, pois pode ter planeado (ou ajudado a planear) alguns eventos ao longo do tempo. As pessoas que gostam da experiência de organizar festas de aniversário, casamentos, e outros do género podem levar a escolher este como o seu próximo emprego ou a iniciar o seu próprio negócio.

Consultor – Em vez de preencher uma posição de período integral que sai mais dispendiosa, muitas empresas preferem consultores que ajudem em projetos específicos. É aqui que entram as pessoas com experiência nas diferentes áreas, mas já tenham terminado a sua carreira. Esta pode ser uma excelente forma de colocar as décadas de experiência em prática sem um compromisso a tempo integral.

Vendedor – Este é outro trabalho em que as pessoas que fazem depois da idade da reforma não têm necessariamente de ter feito carreira no comércio retalho ou outro do género. As pessoas mais sociáveis e com o talento para a venda encontram nesta área um emprego ideal, pois é fácil encontrar lojas a oferecer trabalhos em tempo parcial. Estes empregos podem ter um benefício adicional: os descontos para funcionários.

Auxiliares no ensino – Sob a supervisão de um professor licenciado para dar uma atenção maior aos alunos, estes trabalhos são importantes para assegurar um melhor ambiente nas escolas. As pessoas com maior experiência de vida podem oferecer cuidados redobrados às crianças em escolas primárias e creches.

Há ainda muitas outras opções que atraem os adultos mais velhos, como ser um membro de uma equipa de eventos (da música ao desporto, por exemplo), guias turísticos, defensores dos pacientes e consumidores são alguns dos exemplos.

Mais Recentes

A pele exige cuidados especiais: dicas para a tratar melhor depois dos 65 anos

há 31 minutos

Todo o cuidado é pouco depois dos 50: conheças as 5 doenças cardíacas que mais o podem afetar

há 53 minutos

Pela sua saúde beba água, especialmente se tiver mais de 55 anos

há 1 hora

Tem dúvidas sobre o preenchimento do IRS? Obtenha aqui as respostas de forma rápida (e gratuita)

há 2 horas

Tailândia lança novo Sistema de Cartão de Chegada Digital obrigatório

há 2 horas

Vende roupa ou outros objetos em segunda mão online? Saiba se tem de declarar no IRS

há 2 horas

5 peças dos anos 60 que se tornaram num clássico no mundo da moda

há 4 horas

Suplementos para evitar a perda muscular (ou sarcopenia) em pessoas maiores de 55 anos

há 4 horas

Ciência encontrou a solução para evitar o envelhecimento

há 4 horas

500 mil euros é quanto custa o isqueiro de charutos mais caro do mundo

há 5 horas

Entenda os efeitos do café e do chá nas suas capacidades cognitivas se já passou dos 60 anos

há 5 horas

Musculação depois dos 60 anos ajuda a garantir saúde e a retardar doenças

há 5 horas

Este é (novamente) o destino preferido dos portugueses para a Páscoa

há 6 horas

Os 7 melhores destinos para viajantes séniores: um deles é português

há 6 horas

Como cuidar da saúde aos 60 anos? 5 dicas da ciência para viver melhor esta etapa

há 6 horas

Na próxima sexta-feira o Cristo Rei “pinta-se” de azul (e nada tem que ver com futebol)

há 6 horas

Pode acontecer a qualquer um: como preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel?

há 6 horas

Esteja frio ou calor: isto é o que significa ter as mãos sempre frias

há 6 horas

Transporte não urgente de doentes: como pedir, quem o pode fazer e como ficar isento

há 7 horas

Champô retirado do mercado por possível contaminação com bactérias causadoras de infeções

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.