Partilhar

Está na hora de fazer uma viagem ao seu passado familiar

Cada vez mais pessoas planeiam viagens com o objetivo de melhor conhecer as suas origens familiares. Preparado para uma viagem no Tempo?

8 Outubro 2019
Forever Young

Antigamente as pessoas que estivessem interessadas em saber mais sobre o seu historial familiar tinham poucas opções: falar com familiares, consultar antigos álbuns fotográficos ou consultar dados públicos pouco fiáveis.

Hoje em dia esse processo é bem mais fácil. Serviços online como o Ancestry ou 23AndMe, têm ajudado milhões de pessoas a estruturar a sua genealogia, encontrando peças do puzzle que antigamente seriam mais complicadas de identificar.

Estes processos revelam muitas vezes quais as zonas do “Globo” em que os nossos familiares viveram e que estão assim na base de toda a nossa existência. São muitas vezes culturas e geografias diferentes da nossa própria realidade que despertam a nossa curiosidade e nos levam a querer descobrir mais.

A experiência de visitar um local associado aos nossos antepassados pode ser sem dúvida uma experiência poderosa. Andar nos mesmos trilhos, tocar nas mesmas paredes, encostarmo-nos às mesmas pedras, tudo isso pode ter uma forte carga emocional, que certamente deixa uma marca no nosso espírito para sempre. É um momento de conexão único que nos aproxima de todos aqueles que de alguma forma – mais ou menos direta – ajudaram a determinar o nosso próprio nascimento.

Alguns exemplos como o de Louis Childers de 78 anos ajudam-nos a compreender melhor a dimensão deste tema. Este americano residente no estado da Georgia, EUA, decidiu visitar o Gana após ter realizado uma série de testes de ADN no site Ancestry.com que revelaram as suas raízes africanas, em particular ganesas. Mal aterrou neste país Louis sentiu que pertencia ali. Membros familiares afastados vieram recebe-lo ao aeroporto com lágrimas nos olhos.

Childers visitou a aldeia de onde os seus antepassados partiram, tendo descoberto que à semelhança de muitos outros foi igualmente ali que eles foram vendidos enquanto escravos para trabalharem nos campos agrícolas do “Novo Mundo”. Foi certamente uma experiência altamente emocional que Louis afirma ter lhe concedido um sentimento de realização, e de fecho de um círculo. “Jamais terei que duvidar de onde eu vim. Agora sei quem foram os meus familiares” concluiu o cidadão americano.

Mais Recentes

Chegou a época mais fria e como tal importa tratar bem da pele: saiba aqui a melhor forma de o fazer

há 10 horas

Conheça os segredos que as mulheres escondem, mas que querem que os homens descubram

há 10 horas

Se não quer envelhecer mais depressa não durma com roupas apertadas

há 10 horas

Nem lentilha nem feijão: conheça a leguminosa que deve consumir para ficar com a barriga lisa

há 11 horas

TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os EUA: vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston

há 11 horas

Procedimento totalmente inovador promete ser a revolução do tratamento na neoplasia prostática

há 11 horas

Vila Galé inaugura novo resort no Ceará destacando o bem-estar e experiências únicas

há 12 horas

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 13 horas

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 13 horas

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 14 horas

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 14 horas

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 14 horas

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 15 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 16 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 16 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 16 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 16 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 16 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 16 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 17 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.