<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Tem a certeza de que os seus descontos para a reforma estão certos?

3 dicas para gerir melhor o dinheiro
14 Outubro 2019
Forever Young

Tenha cuidado. Muito cuidado. Qualquer erro pode ter graves consequências no valor da sua reforma ou até mesmo no subsidio de desemprego.

De vez em quando vêm a público histórias de contribuintes que parecem ter descoberto erros graves nas suas declarações de descontos à Segurança Social. São surpreendidas por falhas no número de anos de descontos, e só dão conta quando se preparam para rever a sua carreira contributiva como forma de preparação do pedido de reforma.

E você, tem a certeza que os seus valores estão certos?

Felizmente hoje em dia o processo de verificação da sua situação não exige perder uma inteira manhã no processo assombroso da burocracia do Estado. É mais simples do que imagina. Para tal basta aceder ao site da Segurança Social e clicar em “Segurança Social Direta”. Terá que inserir a sua senha de acesso. Caso a tenha esquecido não se preocupe, pode solicitar um envio de uma nova na homepage da Segurança Social Direta.

Após este momento é muito simples. Apenas terá que escolher entre as várias categorias de informação e verificar os dados que a Segurança Social tem a seu respeito. Confira se tudo está ok. No caso de descobrir algum erro deverá deslocar-se pessoalmente assim que lhe seja possível aos serviços de atendimento para corrigir a situação.

Infelizmente são conhecidos alguns casos de burlas de contabilistas que acabam por esconder os dinheiros dos seus clientes; outros casos de simples esquecimentos ou de empresas que por dificuldades financeiras decidem não declarar os descontos sem o conhecimento dos trabalhadores.

Todo o cuidado é pouco. Os especialistas recomendam assim que verifique com regularidade a sua página da Segurança Social tal como se esta se tratasse da sua conta bancária e fosse conferir se tinha lá “entrado” o valor do seu ordenado ou não.

É certo que dá algum trabalho, mas é a sua reforma que está em causa.

Até lá, em caso de necessitar de obter um subsidio de desemprego, uma baixa ou licença de maternidade é essencial que os seus descontos estejam “em ordem” de forma a garantir que o valor que irá receber não é mais baixo do que devido.

Assim, tal como diz o ditado popular: não deixe para amanhã o que pode verificar ainda hoje.