“Variações” estreia hoje no cinema

O filme recria a primeira actuação do músico na discoteca Trumps, em Lisboa, no ano de 1981.

“Variações”, filme de João Maia sobre o já falecido músico António Variações, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema nacionais.

O filme foca-se sobretudo na transformação de António Joaquim Rodrigues Ribeiro em António Variações. Além de Sérgio Praia (António Variações), o elenco inclui, entre outros, Filipe Duarte, Victoria Guerra, Augusto Madeira, Filipe Albuquerque, Lúcia Moniz, Afonso Lagarto, Maria José Paschoal, José Raposo e Dinarte Freitas.

O músico e produtor Armando Teixeira, responsável pela direção musical do filme, teve acesso às cassetes que Variações deixou, as mesmas que foram usadas para o projecto “Humanos”, em 2004.

António Variações nasceu em 1944 numa aldeia do concelho de Amares, no distrito de Braga, que recebeu na segunda-feira a antestreia de “Variações”. Irreverente, lançou o primeiro LP, “Anjo da Guarda”, um ano depois da estreia em 1982. Em 1984, lança o seu segundo e último álbum, “Dar & Receber”, tendo falecido aos 39 anos, a 13 de Junho desse mesmo ano.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Spotify reinventa (com humor) clássicos da música
Automonitor
Club MX-5 Portugal numa aventura pelos Vinhos do Alentejo