É provável que já se tenha apercebido. O mercado de trabalho mudou radicalmente nos últimos 10 anos. A forma como as pessoas trabalham é agora bastante diferente e a tecnologia veio transformar dramaticamente tanto as indústrias como as empresas.
Para um trabalhador com mais de 50 anos algumas destas transformações podem ser complicadas de gerir. A verdade é que se não for proactivo é provável que facilmente vá perdendo a capacidade de acompanhar os desafios atuais que a sua empresa ou negócio enfrenta.
Eis algumas das principais questões que deverá ter em conta.
- Procura de emprego
Não, não estamos a sugerir que procura um novo emprego. Especialmente se estiver feliz onde está deve continuar. No entanto é importante que vá acompanhado algumas das ofertas de emprego que surgem na sua área de atuação. Caso não tenha os skills que estes empregadores estão a pedir então o melhor é começar a aprender.
- Continue a estudar
A forma mais eficaz de continuar a ser relevante é atualizando constantemente o seu know-how. Muitas vezes isto pode não significar tirar uma nova pós-graduação ou um novo mestrado. Pode simplesmente significar que se inscreve em pequenos cursos online ou workshops que permitem ir ganhando novos conhecimentos
- Rede de contatos
Manter uma relação com antigos colegas e chefes é fundamental para assegurar que tem uma boa rede de contatos. Procure igualmente construir novas relações. Seja em eventos ou em pequenas conversas via email ou telefone, tente sempre estabelecer interações que sejam relevantes para o seu futuro profissional.
- “Abrace” as mudanças
Não resista às mudanças que a sua empresa possa estar a sofrer. A melhor forma de ficar para trás é não perceber, ou não querer aceitar as inovações que vão surgindo com o tempo. Tem que ser capaz de ter a humildade para aprender novas formas de trabalhar, sendo capaz de mudar alguns dos hábitos que porventura tenha criado ao longo dos anos.
- Aprenda a usar as redes sociais
Existe muito que pode aprender com o “Mundo” das redes sociais. A verdade é que atualmente quase todas as empresas e marcas têm uma conta nestas redes e como tal estão sempre a procurar pessoas que consigam ajudar a melhorar a sua presença no Facebook, Instagram, entre outros.
Por outro lado, aprenda a gerir bem a sua presença online. Mesmo que não tenha nenhum interesse em ter uma rede social para partilhar a sua vida pessoal, pelo menos deve ter uma conta mais profissional em sites como o LinkedIn. Hoje em dia grande parte do processo de recrutamento passa por este tipo de plataformas e como tal, pode estar a perder algumas oportunidades simplesmente por se recusar a ter uma presença “virtual”