Todos sentimos stress. De uma forma ou de outra, seja no trabalho ou em casa, o mais provável é que existam momentos de tensão e ansiedade que podem afetar o seu bem-estar. O importante nestes casos é identificar exatamente estas situações e procurar “combater” os sintomas iniciais.
Caso contrário, ao ignorar estes sinais, pode estar a colocar a sua saúde em risco. Permanecer num estado constante de stress tem impactos sérios no seu bem-estar físico e mental. De acordo com os especialistas estes são alguns dos sinais a que deve estar atento.
- Uma maior queda de cabelo
Existem inúmeras razões que podem ajudar a explicar uma maior queda de cabelo. Um dos tipos mais conhecido está associado ao stress crónico e chama-se Eflúvio Telógeno. Esta condição médica provoca um aumento significativo da queda de cabelo, sobretudo no topo do escalpe. Muitas mulheres costumam reparar nesta situação ao escovar o cabelo ou a tomar banho. Felizmente o cabelo, na maioria dos casos, volta a crescer normalmente assim que a fase de maior stress acaba.
- O seu peso corporal oscila
Um aumento de peso totalmente inesperado pode ser outro sintoma de que o stress está a afetar negativamente o seu organismo. Os especialistas referem que o stress pode alterar os níveis de cortisol do seu corpo, fazendo-os aumentar. Esta situação origina um aumento de peso na área da cintura e junto dos órgãos internos.
Procure aumentar o seu exercício físico diário de forma a combater este sintoma.
- Os seus padrões de sono tornam-se desregulados
Quando o nosso corpo está sob pressão e ansiedade, é natural que as pessoas tenham dificuldade em adormecer. Segundo Drea Burbank (especialista médica), esta situação ocorre frequentemente com pessoas que estão sob imenso stress no trabalho ou que estão a passar por uma enorme perda.
A grande questão, é que uma boa qualidade de sono é fundamental para reduzir os níveis de stress crónico. Assim é recomendado que procure melhorar consideravelmente todas as condições associadas à sua noite de sono. Manter a temperatura do quarto baixa e limitar o consumo de cafeína, são algumas das sugestões.
- O seu apetite diminui
Se começar a aperceber-se que não anda com tanta fome ou que está a evitar certas refeições, então isso pode significar que o stress está a afetar o seu bem-estar. Um apetite diminuído pode reduzir consideravelmente as calorias que ingere, colocando assim em causa o correto funcionamento do organismo. Uma simples refeição pode fazer uma grande diferença nos seus níveis de energia ao longo do dia, ajudando-o a manter-se forte e saudável.
- Começa a estar doente com maior frequência
Sente que está constantemente a ficar constipado ou engripado? Segundo os especialistas, altos níveis de stress podem aumentar a probabilidade de ficar doente. O “culpado” é mais uma vez o cortisol. Altos níveis desta substância tornam o seu organismo mais vulnerável a certos vírus. Para evitar esta situação procure adoptar uma serie de técnicas de meditação como forma de reduzir a ansiedade e tensão que sente ao longo do dia.