A publicação tem a chancela do Centro de Competências em Turismo da Moneris, que elabora este documento estratégico desde 2017.
Neste anuário, são discutidas as múltiplas realidades do setor, o seu contributo e relevância para a economia das regiões, para o desenvolvimento do território e para a emergência de atividades económicas essenciais à competitividade das nossas terras, graças ao contributo dos nossos especialistas do Centro de Competências em Turismo e dos contributos de alguns dos principais especialistas do setor.
Nesta edição, participaram a Senhora Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, os Presidentes das Regiões de Turismo de Portugal, o CFO do Grupo Pestana, Pedro Fino, o Presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Hélder Martins, entre tantos outros. No Anuário do Turismo da Moneris vai encontrar também a análise dos principais indicadores do setor, que traduzem uma recuperação inegável em 2021, com o crescimento do número de hóspedes, do número de dormidas, do RevPar, e do Total de Proveitos, em todas as regiões, de forma muito significativa.
Nas palavras da Secretária de Estado, Rita Marques, “as receitas do turismo continuam a crescer de forma expressiva, acima de 2019”, salientando ainda que as previsões apontam para valores superiores a 2019, já em 2022. Segundo a responsável política, “isto representa uma aceleração significativa das receitas do turismo, que deverão atingir, já em 2022, um valor próximo do que se previa para 2024 (+6,1%)”.
Carlos Rosa, Partner e Coordenador do Centro de Competências em Turismo da Moneris, refere que “a aprendizagem dos últimos 2 anos tornou-nos conscientes de que existem variáveis exógenas que poderão, a qualquer momento, distorcer as previsões e obrigar a novas adaptações, como já aconteceu no passado.”, Dando nota otimista quanto à demonstração de “capacidade do ser humano em se adaptar a novas realidades”.
Nas palavras de Rui Pedro Almeida, CEO e Managing Partner da Moneris, “o Anuário do Turismo tem-se tornado numa referência, no qual o setor se habituou, ao longo dos anos, a olhar para si, e a desafiar-se; a discutir as tendências, e a questionar-se; a perspetivar as oportunidades e os desafios emergentes, e a preparar-se”. O responsável da Moneris salienta ainda que “este documento representa um inestimável contributo para a valorização deste pensamento estratégico que empreendemos sobre o turismo”.
Pode fazer o download da publicação aqui https://www.moneris.pt/anuario-do-turismo-2022-uma-viagem-pelas-regioes-pela-retoma-e-pela-superacao