Um recente relatório da Bankrate publicado em 2019 revelava que um terço da população americana tem mais dividas do que poupanças. Muito por culpa dos créditos e prestações de cartões de crédito, inúmeras pessoas acabam por assumir comportamentos financeiros irresponsáveis.
A chegada do novo ano é uma oportunidade de reavaliar a forma como gere o seu dinheiro. Felizmente existem inúmeras dicas que o podem ajudar a tomar melhores decisões financeiras. Evitar ao máximo créditos bancários, aproveitar melhor as promoções ou investir em contas poupanças são algumas das recomendações sensatas que deve seguir.
A literacia financeira é essencial neste processo. Deve manter-se informado e entender exatamente quais as repercussões de certas decisões, contratos e compras. De forma a ajudar todos aqueles que podem estar menos informados, aqui estão algumas das principais dicas.
- Não compre produtos pelo valor mais elevado
Praticamente todos os produtos e serviços acabam por algum dia baixar o seu valor de compra. Independentemente de ser uma descida de preço ligeira ou bastante acentuada, a verdade é que compensa sempre ser algo paciente. Informe-se e perceba quais são os momentos de maiores promoções – como a Black Friday ou Cyber Monday – ao longo do ano. Aproveite estas datas para fazer algumas das suas maiores aquisições.
- Opte pelos pacotes de subscrição streaming familiar (e partilhe as suas contas com outros)
Atualmente os serviços de streaming dominam o mercado do entretenimento. Muitos são os que já aderiram à Netflix, ao Spotify, à HBO Go, entre outros. Apesar do valor das mensalidades deste tipo de serviços ser normalmente baixo, o facto de somarmos várias adesões pode começar a gerar uma prestação total mensal bastante mais alta do que aquilo que gostaríamos.
Nestes casos deverá considerar fazer um upgrade para os pacotes familiares – que permitem mais utilizadores – e partilhar a sua conta com amigos e familiares. Assim todos contribuem para o pagamento de uma só mensalidade, acabando por poupar algumas centenas de euros ao final do ano.
- Não compre por impulso
Os seres humanos têm tendência para ser algo impulsivos nos momentos de compra. Uma ida inocente ao centro comercial pode facilmente transformar-se num frenesim consumista. Sempre que sentir subitamente um enorme desejo de adquirir algo no momento deve ser capaz de se acalmar. É recomendado que institua um período de espera. Se no final de dois ou três dias ainda estiver interessado em comprar esse mesmo produto então regresse à loja e adquira-o. Caso o sentimento se dissipe, então isso significa que acabou de poupar algum dinheiro na compra de algo que não era assim tão importante.
- Otimize o seu consumo energético
Sempre que sai de sua casa ou sempre que para de usar um certo aparelho eletrónico, não se deve nunca esquecer de o desligar apropriadamente e se possível de remover a sua ligação elétrica. De acordo a The Natural Resources Defense Council, em média os lares americanos gastam em média cerca de 165 dólares por ano em eletricidade devido a aparelho que não estão a ser utilizados. Assim deve tentar evitar ao máximo deixar os seus aparelhos – como a TV e computador – em stand by. A sua carteira agradece.
- Consolide os seus créditos num só
Para todos aqueles que tenham diversos créditos e prestações mensais esta pode ser uma solução particularmente eficaz para conseguir poupar algum dinheiro ao longo do ano. Consolidar o valor do crédito automóvel e do crédito pessoal num só valor total mais baixo e com melhores condições pode ser uma estratégia responsável, que lhe permitirá ficar com mais dinheiro no bolso no final de cada mês.