Partilhar

Ler para Crer: “Fim”, de Fernanda Torres, “no doce balanço, a caminho do mar”

A sugestão literária semanal da equipa Escrivaninha, na nova rubrica “Ler para Crer”.

24 Junho 2020
Forever Young

Consagrada no meio da representação em teatro e cinema, Fernanda Torres lança-se no universo literário com o romance Fim publicado pela Companhia das Letras em 2013. Eu, que tendo a desconfiar dos artistas ‘multi-facetados’ que criam em várias frentes, faço um mea culpa.

 

O romance foca-se em cinco personagens cariocas, às quais se referem, respectivamente, os cinco capítulos da obra: Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro. Entre esta massa masculina, um velho hipocondríaco, um doente de Parkinson, um sedutor potenciado pelo viagra, um marido fiel e um conquistador insaciável. O universo feminino é igualmente matizado, integrando tanto mulheres resignadas a um certo machismo, quanto feministas cultas mas amargas, com diferentes concepções de amor.

 

Compõe-se uma espécie de microcosmos onde convivem as mentalidades mais díspares, desde as mais conservadoras, corporizadas, por exemplo, pelo pai que pretende confrontar o deflorador da filha, às mais liberais — exemplificadas em Sílvio que se envolve em rituais orgíacos.

 

A variedade de personalidades resulta em múltiplos discursos que comportam estilos de vida, opiniões e mundividências várias em capítulos que (quase) podem ser lidos como textos independentes.

 

A partir destas personagens desenvolve-se aquele que é um tema de peso, que o próprio título indicia, e que percorre todo o romance: a morte. Cada capítulo inicia-se com a data de nascimento e de morte de cada personagem, como uma espécie de memento mori.

 

A par deste desenvolve-se um caótico rol de temas intrincados na modernidade — passando pelo casamento, pelo sexo e pela falsa libertação que dele advém, pelo adultério, pelas incontornáveis questões raciais, pela debilidade física e mental e pelo acaso como incipiente motor da vida.

 

Um dos aspectos mais interessantes do romance é a permeabilidade da própria estrutura externa aos temas. A narrativa adopta um ritmo célere — em poucas linhas condensam-se várias acções —, sendo frequente o uso do discurso indirecto livre, condizente com esse ritmo alucinante e devastador do quotidiano, que é fatal, mecaniza vocações e paixões.

 

Pontualmente, porém, o olhar analítico e perscrutador dos narradores imprime ao texto um ritmo paulatino marcado pela atenção ao pormenor, pela análise de determinada personagem e/ou situação, na forma de monólogo. Nesses momentos, a subtileza discursiva permite a construção de atmosferas ambíguas, paradoxais, e amiúde trágico-cómicas – como o funeral em que o desejo sexual se faz sentir.

 

Desenvolve-se uma reflexão a propósito do Brasil em termos políticos, sociais e culturais. Por meio das numerosas referências ao panorama cultural brasileiro — a Norma Bengell, ao tema “Lígia” de Tom Jobim, a Carmen Miranda, a Machado de Assis — delineia-se um Brasil artisticamente relevante, em diálogo com referências a personagens mitológicas como Adónis, personagens da tragédia grega como Cassandra e consagrados autores como Dante, Platão, Aristófanes (entre outros), num frutuoso exercício de intertextualidade que aproxima a obra contemporânea da autora brasileira da literatura canónica ocidental.

 

Fim prima pela fluidez da trama e pela densidade das reflexões que implícita ou explicitamente comporta. É o livro ideal para, mesmo em casa, usufruir, como nos diz Tom Jobim, de uma narrativa nesse “doce balanço, a caminho do mar”.

 

Título: Fim
Autor: Fernanda Torres
Editora: Companhia das Letras

 

Elsa Alves

 

(texto escrito de acordo com a antiga ortografia)
A Escrivaninha é uma equipa de freelancers que se dedicam à revisão, edição, tradução e produção de texto, criada por quem conhece e reconhece a beleza mas também os ardis da língua portuguesa. Conheça melhor os nossos serviços aqui.

 

Mais Recentes

Brunch no Boshq disponível desde 17 euros

há 36 minutos

Brunch especial do dia da Mãe é no Lisbon Marriott

há 2 horas

Celebre o Dia da Mãe com carinho e muitos mimos

há 3 horas

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 4 horas

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 5 horas

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 23 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 24 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 1 dia

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 1 dia

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 1 dia

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 1 dia

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.