Uma das principais formas de incluir este ingrediente é misturar com sumo. A escolha depende do seu gosto pessoal, já que a semente deixa o sumo um pouco mais grosso. Basta adicionar uma colher de sopa do ingrediente no liquidificador na altura de fazer sumo com chia.
O sumo de couve com limão e chia, por exemplo, fortalece o sistema imunológico. O sumo de uva com chia, por sua vez, é uma opção com sabor mais doce. O ideal é que todas elas sejam adoçadas com mel ou açúcar orgânico.
O chá de chia também é uma ótima opção.
Tem ação desintoxicante, fortalece o sistema imunológico e ajuda a controlar o índice glicêmico das refeições. Por isso, pode ser benéfico para diabéticos.
Basta ferver duas colheres de sobremesa de chia em 300ml de água durante dois minutos, deixar a bebida descansar durante 10 minutos e consumir imediatamente depois disso. Assim como nos sumos, o chá de chia deve ser adoçado com mel.
Bolos, panquecas, cookies e outros alimentos podem ser uma boa forma de descobrir como tomar chia.
Neste caso, o que vai determinar se vai usar a semente ou a farinha de chia é a receita. Em omeletes, por exemplo, a semente de chia pode dar um toque crocante. Para a tapioca, ela pode ser misturada com a goma. Já em panquecas, bolos e pães, a farinha de chia pode substituir a de trigo, principalmente na dieta de celíacos.
Quando não tiver tempo de preparar receitas um pouco mais elaboradas, a chia também pode fazer parte da sua refeição.
Basta misturá-la no que você for comer. Ela combina com iogurtes, com o recheio de sanduíches e torradas e pode ser incluída nos ovos mexidos.