<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Urgências e privados podem vir a passar certificados de incapacidade temporária

18 Abril 2023
Forever Young

Essa é a intenção do Governo.

O Ministério da Saúde está a trabalhar com a Segurança Social para que os certificados de incapacidade temporária possam ser passados nas urgências dos hospitais e também pelos médicos privados, anunciou o diretor executivo do SNS, avança a Lusa.

“Não faz sentido fazer que o doente, depois de ir às urgências, tenha de se deslocar ao seu centro de saúde para pedir o Certificado de Incapacidade Temporária [CIT]”, disse Fernando Araújo, que falava na abertura da apresentação do Índice de Saúde Sustentável, desenvolvido pela Nova Information Management School (Nova IMS), no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Fernando Araújo disse ainda que outra das medidas em preparação é o alargamento dos prazos dos CIT: “há doentes que, por exemplo, tiveram um AVC e que já sabem que vão ficar mais tempo sem poder trabalhar. Não faz sentido também obrigá-los a ir todos os meses ao centro de saúde”.

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) apontou diversas medidas em preparação e outras já aplicadas para melhorar o funcionamento dos serviços públicos de saúde, falando de uma “revolução silenciosa” no SNS, designadamente em termos de organização, como a extinção das Administrações Regionais de Saúde.

Outra das medidas que Fernando Araújo disse estar em preparação, neste caso com a Direção Geral de Saúde, é o recurso às farmácias comunitárias para a vacinação covid-19 na próxima época outono-inverno.

O Índice de Saúde Sustentável conclui que o investimento no SNS em 2022 permitiu um retorno de 7,8 mil milhões de euros para a economia, graças ao impacto dos cuidados de saúde no absentismo e na produtividade.

Segundo os dados divulgados, este retorno foi superior (mais 300 milhões) ao valor apurado em 2021 (7,5 mil milhões).

A perceção dos utentes quanto à evolução do SNS na última década é positiva, mas esta ideia não é acompanhada pelo julgamento que fazem dos tempos de espera para consultas, exames e urgências, que consideram ter piorado.

Segundo o Índice de Saúde Sustentável, 38% considera que, relativamente ao que se passava há 10 anos, o SNS está melhor, mas as listas de espera não tiveram uma evolução positiva.

Mais Recentes

Autoridades alertam: «Se comprou palitos de pão integral da marca Auchan devolva-os»

há 4 minutos

Opinião: «O que fazer com a celulite a poucos dias do verão?», Sofia Carvalho, cirurgiã plástica e estética

há 25 minutos

«Venha respirar fundo, mexer o corpo e apoiar uma causa maior», é o desafio da psicóloga Catarina Lucas

há 44 minutos

Neste restaurante cada golo da final da Taça de Portugal terá imperial à borla

há 54 minutos

Wells aumenta a oferta na saúde preventiva com autoteste para deteção de hipotiroidismo

há 2 horas

Cores, arte e tradição lisboeta dão vida aos novos quartos desta unidade hoteleira lisboeta

há 2 horas

Pernoite nesta suite de luxo e, se gostar, pode comprar as peças de decoração

há 3 horas

Se vai alugar um carro este verão, cuidado: 7 erros que deve evitar para não estragar as férias

há 3 horas

O local onde mora faz as suas viagens ficarem 30% mais caras, mas esta é a solução

há 3 horas

Óbito: Morreu a pugilista Georgia O’Connor

há 3 horas

Óbito: Morreu o músico Daniel Williams, ex-baterista da banda Devil Wears Prada

há 3 horas

Óbito: Morreu Paulo Silva, candidato do PSD à Câmara de Miranda do Corvo

há 3 horas

Alergias: polén no ar com concentração elevada em todo o continente

há 4 horas

Listas de espera: «Avaliar tratamento não cirúrgico para aliviar a situação», é sugestão dos especialistas

há 4 horas

Plano de emergência da saúde: estão duas medidas urgentes e seis prioritárias por concluir

há 4 horas

Consulta do dia seguinte: «faltam dados para avaliar impacto», revelam peritos

há 4 horas

Plano de emergência da saúde: «Falta de profissionais e morosidade na contratação são desafios críticos»

há 4 horas

Cancro: «mais de 1.400 doentes tinham ultrapassado tempo de espera em março»

há 4 horas

«Cuidado com o que lê nas redes sociais para perder peso: há riscos envolvidos», alertam especialistas

há 5 horas

Seis descendentes vivos de Leonardo Da Vinci partilham cromossoma Y, segundo um estudo

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.