Sob o argumento de ligação com a medicina asiática, é comum ver a recomendação do uso de uma cebola no pé para promover melhorias de saúde no corpo.
De acordo com a recomendação, os pés possuem vários pontos de energia explorados pela acupuntura e, por isso, são importantes para a saúde do corpo humano.
Diz quem defende esta técnica que os efeitos benéficos da cebola na saúde seriam capazes de atuar a partir do contato com o pé, promovendo a saúde.
De acordo com a descrição é preciso cortar uma cebola roxa em rodelas planas e não muito grossas. O corte não influencia diretamente no tratamento, mas garante o conforto na hora de “calçar” a cebola.
A partir daí, é só colocar uma rodela na sola do pé e vestir uma meia por cima, deixando o vegetal em contato com a sola.
Entre os benefícios listados para o procedimento estão purificação do sangue (a partir da ação de absorção de toxinas, por meio do ácido fosfórico), eliminação de germes e bactérias (pelos benefícios antibióticos e antibacterianos da cebola) e limpeza do ar.
Segundo um artigo publicado no Office for Science & Society pelo médico Joe Schwarcz, a recomendação de uso de cebola no pé para melhorar e saúde não passa de…uma mentira.
De acordo com o médico, a nova versão reaproveita um mito antigo que diria que as cebolas colocadas na janela também melhorariam a saúde.
O médico garante que as cebolas podem trazer benefícios à saúde, mas a partir da alimentação, e não nos pés.
O primeiro mito está na valorização do ácido fosfórico presente nas cebolas. Este composto não faz parte da estrutura da cebola e de nenhum outro vegetal.
Já o processo de purificação do sangue é feito normalmente pelo corpo humano, a partir do funcionamento do fígado e dos rins.