A coroação está a ser considerada como o maior evento da realeza mundial no ano de 2023.
Mas quem vai e quem não vai participar da coroação?
O rei preferiu uma cerimónia mais curta e mais diversificada do que a coroação anterior, realizada para a sua mãe em 1953. Os convites foram enviados para cerca de 2 mil pessoas.
Muitos integrantes da família do rei Carlos e de Camilla devem comparecer. O príncipe William e Kate, o príncipe e a princesa de Gales, estarão presentes, assim como os dois dos irmãos do rei, Anne, princesa real, e Edward, duque de Edimburgo.
Depois de muito se especular, o príncipe Harry confirmou que estará presente, mas sem a presença de sua esposa, Meghan. Espera-se que o príncipe Andrew, o duque de York, compareça, porém a sua ex-mulher, a duquesa de York, Sarah Ferguson, não irá à coroação.
A rainha Camilla também será acompanhada pela sua irmã Annabel Elliot e a sua amiga Lady Lansdowne.
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, deve comparecer, ao lado de ministros e colegas da Câmara dos Lordes. E, segundo informações disponíveis até o momento, ex-primeiros-ministros do Reino Unido, como Liz Truss e Tony Blair, estarão lá, assim como o novo primeiro-ministro da Escócia, Humza Yousaf.
Líderes estrangeiros
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está com a viagem a Londres marcada. Também estará presente o presidente da França, Emmanuel Macron.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não comparecerá à coroação, mas confirmou que a primeira-dama, Jill Biden, estaria presente.
O presidente da Polônia, Andrzej Duda, e o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disseram que planeiam comparecer. O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, e o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., também devem ir.
O príncipe Albert e a princesa Charlene, de Mónaco, o rei Felipe VI e a rainha Letizia, da Espanha, o príncipe herdeiro Akishino e a princesa Kiko, do Japão, e o rei Carl XVI Gustaf, da Suécia, deverão estar presentes.
Também já foi divulgado que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que se encontrou com o rei para um chá no Castelo de Windsor em fevereiro, deverá ir.
Celebridades como o cantor americano Lionel Richie, o editor da Vogue britânica Edward Enninful, também irão comparecer. Há rumores que David e Victoria Beckham poderiam estar na lista de convidados.