Partilhar

Eu.Clides venceu Prémio José Afonso 2022

Conheça o artista

6 Maio 2023
Forever Young

O músico Eu.Clides venceu o Prémio José Afonso 2022, com “Reservado”, “um trabalho de estreia muito promissor, de um artista muito completo”, anunciou hoje o júri do galardão, atribuído anualmente desde 1988 pela Câmara Municipal da Amadora, avança a Lusa.

O júri decidiu, “por unanimidade”, premiar o EP de Eu.Clides “por ser um trabalho de estreia muito promissor, de um artista muito completo (compositor, produtor, guitarrista, letrista, cantor) que representa, pelo seu rasgo e qualidade musical, o que de melhor se faz atualmente no panorama cultural português”, referiu a Câmara Municipal da Amadora, num comunicado hoje divulgado.

Com este prémio, os jurados “quiseram celebrar a capacidade [de Eu.Clides] de experimentar novas sonoridades, tendo como âncora a música de Cabo Verde, na linha do que José Afonso sempre concretizou: o cruzamento entre tradição e renovação”.

Eu.Clides nasceu em 1996 em Cabo Verde. Um ano depois, mudou-se para Portugal, onde aos 8 anos começou a estudar guitarra clássica no Conservatório de Aveiro. “Só parei os estudos de guitarra clássica com 19, 20 anos, já em Paris”, onde vive atualmente, recordou, em entrevista à Lusa, em março.

Antes de começar a carreira a solo, e já a viver na capital francesa, acompanhou o grupo senegalês Daara J Family em digressão, e mais tarde passou a fazer parte da equipa da cantora cabo-verdiana Mayra Andrade.

A solo, além de guitarrista, acabou por se tornar também cantor por sentir que “quando cantava acabava por conseguir transmitir mais coisas às pessoas”.

Em 2020, divulgou o primeiro tema, “Terra-Mãe”, uma homenagem à Liberdade e ao 25 de Abril de 1974.

Seguiram-se “Ir para quê?” e “Tempo Torto”, este último em colaboração com Branko, com quem voltaria a trabalhar nos temas do EP “Reservado”, editado em 2021, ano marcado também pela participação no Festival da Canção e pelos primeiros concertos a solo.

Em março deste ano editou o álbum de estreia, “Declive”, que se posiciona “no centro” de todos os sítios por onde passou, da música clássica à eletrónica, passando pelo gospel e pelos sons de Cabo Verde.

O júri do Prémio José Afonso 2022 atribuiu ainda uma menção honrosa a Rita Vian, por “Caos’a”, o primeiro registo em nome próprio, produzido pelo músico Branko.

“‘Caos’a’, um álbum com letras poéticas, muito bem escritas e muito bem cantadas num casamento feliz entre melodias vocais que aludem à música tradicional portuguesa e ao fado e à música eletrónica de Branko, recebe a única menção honrosa, como forma de o destacar no âmbito da nova música portuguesa”, lê-se no comunicado da autarquia.

O EP, composto por cinco temas, musicalmente “é uma mistura de géneros que estão todos fundidos em Lisboa e no crescimento [da artista], entre a escrita do hip-hop, entre o fado, a tragédia, o amor, a saudade e algum existencialismo a pensar nas coisas”, descreveu à Lusa em junho de 2021, altura em que foi editado.

Rita Vian ainda estudou para seguir jornalismo, passou pelo Hot Clube de Portugal, pela Escola Metropolitana de Lisboa, teve aulas de piano, mas tudo foi feito de forma desprendida e com o objetivo de compreender a música que queria fazer.

O júri do Prémio José Afonso 2022 foi constituído por Sérgio Azevedo (em representação da Câmara Municipal da Amadora), por Pedro Teixeira da Silva (em representação do Teatro Nacional de São Carlos) e pela ‘rapper’ Capicua, que venceu o Prémio José Afonso 2021 com o álbum “Madrepérola.

O Prémio José Afonso “tem como objetivo homenagear o cantor e compositor português José Afonso, preservando e perpetuando a obra do autor”, sendo a atribuído a um álbum editado no ano ou nos anos anteriores ao da edição do prémio.

Além disso, este prémio “visa incentivar a criação musical de raiz portuguesa, galardoando temas que tenham como referência a Cultura, a Língua, a História e a Música Popular Portuguesa”.

 

Mais Recentes

Já é possível renovar o Cartão de Cidadão através da app gov.pt

há 14 horas

Autoridades emitem alerta urgente sobre a presença de pedras num chocolate vendido aqui bem perto

há 15 horas

Recolhidos vários lotes de produtos cosméticos devido à elevada presença de microrganismos

há 15 horas

Pânico instalado: milhares de toneladas de azeite enviadas com urgência para os EUA

há 16 horas

Opinião: «Quando o clima muda, o corpo responde», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 16 horas

Franjas: sim ou não para as mulheres com mais de 50 anos?

há 17 horas

TAP recebeu prémio internacional

há 19 horas

Se tem mais de 50 anos e vai começar a correr, é isto que precisa de saber

há 19 horas

Óbito: Morreu Ioannis Vasilopoulos, designer das capas de álbuns dos Bon Jovi

há 19 horas

Óbito: Morreu a modelo Güler Erdogan, conhecida por ser ‘Miss Europa’

há 19 horas

Estes são os 20 melhores aeroportos do mundo: estará Portugal na lista?

há 19 horas

Nem gerânio nem lavanda: esta é a planta mais resistente (e bonita) para decorar a varanda

há 20 horas

Cirurgia bariátrica: será uma boa escolha para emagrecimento das mulheres com mais de 50 anos?

há 20 horas

Organização de consumidores garante: «este é o melhor creme antienvelhecimento para mulheres com mais de 50 anos»

há 20 horas

Para colocar em prática: dicas certas para fazer novos amigos depois dos 50 anos

há 21 horas

Nem retinol nem ácido hialurónico: elimine manchas e rejuvenesça o rosto 10 anos com este creme Nivea

há 21 horas

Recebeu uma mensagem SMS em nome do Serviço Nacional de Saúde? Cuidado: pode ser uma fraude

há 21 horas

10 distritos nacionais sob aviso amarelo: adivinha quem voltou?

há 22 horas

Óbito: Morreu Rogério Ceitil, o realizador da série “Duarte & C.ª”

há 2 dias

Nem pescada nem salmão: se tem mais de 50 anos este é o peixe rico em ómega 3 recomendado para abril

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.