Partilhar

É apreciador de ópera? Anote já na agenda este eventos. Não vai querer perder “pitada”

Saiba a as datas em que tudo acontece.

13 Maio 2023
Forever Young

A 4.ª edição do Operafest realiza-se entre 18 de agosto e 09 de setembro, em Lisboa, sob o mote “Entre o céu e o inferno”, apresentando três grandes clássicos, mas também novidades como as “rifas operáticas” e o “cine-ópera”.

Em declarações à agência Lusa, a diretora artística do Operafest, a soprano Catarina Molder, realçou que o festival, nos jardins do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), continua a atrair novos públicos para a ópera e que este é “uma montra de novos talentos” portugueses.

Nesta edição, as pessoas vão poder comprar “rifas operáticas”, habilitando-se a 10 minutos de ópera na sua casa ou no local de trabalho.

Ao mote escolhido, “Entre o Céu e o Inferno”, “entre os prazeres e os medos mais profundos, existe uma questão transversal, da condição feminina, da expiação e da culpa feminina, que é como se expiasse os males do mundo, e também a luta pela emancipação feminina e os direitos das mulheres”, disse Molder.

“Este ano, em vez de um grande clássico temos três grandes clássicos, arrancamos logo com a ‘Carmen’, de Bizet, e um grande clássico para o público do futuro, ‘A Flauta Mágica’, de Mozart, na versão em português de Alexandre Delgado – juntamos aqui a força de um grande clássico para chegar a novos públicos para a ópera”, disse a diretora artística do evento, acrescentando que o terceiro é “Suor Angélica”, de Puccini.

De seguida, dá-se a estreia, em 26 de agosto, de “Rigor Mortis”, de Francisco Lima da Silva, uma adaptação do conto “Casa Mortuária”, de Domingos Monteiro, protagonizada por Catarina Molder. O espetáculo volta à cena no dia seguinte.

“A Flauta Mágica”, de Mozart, sob a direção musical do maestro Tiago Oliveira, sobe à cena nos dias 02, 03 e 05 de setembro, sempre às 21:00.

Molder realçou ainda a estreia em Portugal de uma meio-soprano “em ascensão, uma artista muito interessante”, a alemã Kristina Stanek, em “Cármen”, que vai estar em cartaz nos dias 18, 19, 21, 23 e 25 de agosto.

Esta produção, sob direção musical do maestro luso-polaco Jan Wierzba, marca a estreia como encenador de ópera do ator e encenador Tónan Quito.

Uma das novidades este ano é o ciclo “Cine-Ópera”, que se apresenta na Cinemateca Portuguesa, também em Lisboa, e que salienta “os contágios e evocações entre cinema e ópera”.

“Eu costumo dizer que a seguir à ópera veio o cinema”, referiu Catarina Molder, que apontou o compositor Richard Wagner como o criador do conceito de banda de sonora.

Este ciclo interage com a programação operática, apresentando filmes como “A Flauta Mágica” (1975), de Ingmar Bergman, e “Os Canibais” (1988), de Manoel de Oliveira, que “criou um novo paradigma, foi a primeira vez que um grande realizador criou uma ópera que só pode ser vista em filme”.

No ano do centenário do nascimento da soprano Maria Callas (1923-1977), é ainda exibido o documentário “Maria by Callas” (2017), de Tom Volf.

A soprano Maria Callas, que “tornou o canto lírico mais universal que a ópera, que ainda hoje conquista públicos para a ópera”, é o tema de uma conferência pelo musicólogo Rui Vieira Nery, no dia 07 de setembro.

Deste ciclo faz parte projeto “Máquina Lírica”, aulas de canto para amadores, que acontecem dias 26 e 27 de agosto na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul.

No âmbito do ciclo “Ópera satélite” é apresentada no dia 01 de setembro, no Teatro Romano, a performance “Forças Ocultas”, por Gustavo Sumpta.

Também neste ciclo, Inês Thomas Almeida leciona um ‘curso livre’, intitulado “À descoberta da Ópera”, nos dias 04 e 06 de setembro.

A “maratona ópera XXI” com o título “Grandes Cantores para a Ópera de Hoje” realiza-se no Centro Cultural de Belém, no dia 06 de setembro.

O Opera Fest encerra no dia 09 de setembro, a partir das 22:00, como tradicionalmente, com uma “‘rave’ operática” no jardim do MNAA.

Mais Recentes

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 13 minutos

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 45 minutos

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 1 hora

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 2 horas

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 2 horas

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 2 horas

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 3 horas

15 milhões de euros: venha descobrir os sapatos mais caros do mundo

há 3 horas

Nem palavras cruzadas, nem sudoku: esta é a atividade perfeita para preservar a memória

há 3 horas

Aprenda a lavar edredons e cobertores sem pôr em risco a máquina da roupa

há 4 horas

Jamais tenha esta planta em casa: atrai insetos e pragas

há 4 horas

Nem nadar, nem andar: este é o melhor exercício para os maiores de 50

há 4 horas

À atenção de pais e avós: Controlo Parental Online é fundamental para manter a segurança dos menores

há 5 horas

Discussão leva a saída importante: na 4.ª temporada a série The White Lotus surge diferente

há 5 horas

Óbito: Morreu Ivan Kley, antigo tenista brasileiro

há 5 horas

Skincare e maquilhagem num 2 em 1: venha descobrir Skin Illusion

há 21 horas

«É uma injustiça, pois é», já dizia Calimero: estes são os signos mais incompreendidos

há 21 horas

Simples e infalível: descubra o truque para fazer arroz no micro-ondas

há 22 horas

10 dicas para um estilo de vida saudável quando se entra nos 50 anos

há 22 horas

Nunca cometa estes erros na cozinha: a sua saúde vai agradecer

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.