Partilhar

Óbito : Morreu o poeta José Alberto Oliveira

Anúncio foi feito pala sua editora

15 Maio 2023
Sandra M. Pinto

Médico cardiologista, José Alberto Oliveira nasceu em 1952 em Souto da Casa, no Fundão. Surge publicado pela primeira vez no Anuário de Poesia de Autores não Publicados da Assírio & Alvim, em 1984. O seu primeiro livro de poesia, Por Alguns Dias, surge em 1992 e surpreendeu pelo seu lirismo discreto e pela diversidade temática de aproximação a aspetos do quotidiano, onde além disso são notórias as influências da poesia inglesa. Na Assírio & Alvim viria a publicar praticamente toda a sua obra poética nos livros O Que Vai Acontecer?, Peças Desirmanadas e Outra Mobília, Mais Tarde, Bestiário, Nada Tão Importante Que Não Possa Ser Dito, Tentativa e Erro, Como se Nada Fosse, De Passagem (considerado por alguns críticos como o melhor livro de poesia publicado em 2018) e Rectificação da Linha Geral.

Sempre para a Assírio & Alvim, traduziu W.H. Auden, Russel Edson, Frank O’Hara, Edgar Allan Poe, Li Shang-yin, Charles Simic e Mark Twain, entre muitos outros. Foi um dos principais colaboradores do livro Rosa do Mundo — 2001 poemas para o futuro.

Ao longo destes muitos anos, José Alberto Oliveira foi um amigo da Assírio & Alvim e de todos quantos por lá trabalharam. Presença assídua, aconselhou a publicação de inúmeros livros, colaborou na revista A Phala, partilhou leituras, opiniões e críticas. Foi um dos grandes responsáveis pela afirmação da editora no panorama literário português e a sua falta será profundamente sentida.

O velório terá lugar na Capela Mortuária da Igreja de Fátima (Av. de Berna, em Lisboa) a partir das 11h00 do dia 16 de maio, terça-feira. O funeral sairá às 9h00 do dia seguinte para o Cemitério dos Olivais, onde o corpo será cremado.

Mais Recentes

Bem estar após os 50 anos: siga estas 7 dicas

há 7 minutos

Se vai andar na estrada cuidado: PSP inicia hoje operação Páscoa em segurança

há 20 minutos

Já é possível renovar o Cartão de Cidadão através da app gov.pt

há 17 horas

Autoridades emitem alerta urgente sobre a presença de pedras num chocolate vendido aqui bem perto

há 18 horas

Recolhidos vários lotes de produtos cosméticos devido à elevada presença de microrganismos

há 18 horas

Pânico instalado: milhares de toneladas de azeite enviadas com urgência para os EUA

há 18 horas

Opinião: «Quando o clima muda, o corpo responde», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 19 horas

Franjas: sim ou não para as mulheres com mais de 50 anos?

há 20 horas

TAP recebeu prémio internacional

há 21 horas

Se tem mais de 50 anos e vai começar a correr, é isto que precisa de saber

há 22 horas

Óbito: Morreu Ioannis Vasilopoulos, designer das capas de álbuns dos Bon Jovi

há 22 horas

Óbito: Morreu a modelo Güler Erdogan, conhecida por ser ‘Miss Europa’

há 22 horas

Estes são os 20 melhores aeroportos do mundo: estará Portugal na lista?

há 22 horas

Nem gerânio nem lavanda: esta é a planta mais resistente (e bonita) para decorar a varanda

há 22 horas

Cirurgia bariátrica: será uma boa escolha para emagrecimento das mulheres com mais de 50 anos?

há 23 horas

Organização de consumidores garante: «este é o melhor creme antienvelhecimento para mulheres com mais de 50 anos»

há 23 horas

Para colocar em prática: dicas certas para fazer novos amigos depois dos 50 anos

há 23 horas

Nem retinol nem ácido hialurónico: elimine manchas e rejuvenesça o rosto 10 anos com este creme Nivea

há 24 horas

Recebeu uma mensagem SMS em nome do Serviço Nacional de Saúde? Cuidado: pode ser uma fraude

há 1 dia

10 distritos nacionais sob aviso amarelo: adivinha quem voltou?

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.