Partilhar

Tetraplégico volta a andar graças a este dispositivo

Uma noticia a aplaudir

25 Maio 2023
Forever Young

Um holandês tetraplégico de 40 anos voltou a andar graças a um dispositivo que fornece uma ligação do cérebro à medula espinal, permitindo que o pensamento controle o movimento, segundo um artigo hoje publicado pela revista científica Nature, avança a Lusa.

Um acidente de bicicleta há 12 anos deixou Gert-Jan Oskam paralisado totalmente das pernas e parcialmente dos braços, depois de a sua medula espinal ter ficado danificada na zona do pescoço.

Agora, Gert-Jan Oskam consegue ficar de pé, andar, subir escadas e, até, atravessar terrenos complexos devido a um dispositivo que cria uma “ponte digital” entre o seu cérebro e os nervos abaixo da lesão, refere a Nature, salientando que o holandês recuperou a capacidade de andar com muletas mesmo quando o dispositivo estava desligado.

O dispositivo, chamado interface cérebro-medula, baseia-se num trabalho anterior do neurocientista francês Grégoire Courtine, que trabalha no Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne.

Courtine e colegas demonstraram num ensaio em 2018 que, quando combinada com treino intensivo, a tecnologia que estimula a parte inferior da coluna com impulsos elétricos pode ajudar pessoas com lesões na medula espinal a voltarem a andar.

Gert-Jan Oskam participou no ensaio, mas passados três anos as melhorias verificadas estabilizaram.

O novo dispositivo, melhorado pela equipa de Courtine, faz uso do implante na medula que Oskam já tinha e combina-o com dois implantes em forma de disco que foram inseridos no seu crânio para que duas redes de 64 elétrodos fiquem contra a membrana que cobre o cérebro.

Segundo a Nature, quando Oskam pensa em andar, os implantes no crânio detetam atividade elétrica no córtex, a camada externa do cérebro. O sinal é transmitido sem fios e descodificado por um computador que Oskam usa numa mochila e que transmite as informações para o implante que estimula a medula com impulsos elétricos.

Depois de cerca de 40 sessões de reabilitação com o interface cérebro-medula, Gert-Jan Oskam recuperou a capacidade de mexer voluntariamente as pernas e os pés, o que, de acordo com a equipa do neurocientista francês Grégoire Courtine, indicia que houve uma maior recuperação das células nervosas que não ficaram completamente danificadas com a lesão na medula espinal.

“Antes, a estimulação controlava-me. Agora, sou eu que controlo a estimulação com o meu pensamento. Quando decido dar um passo, a estimulação entra em ação assim que penso nisso”, afirmou Oskam, citado pela Nature.

De acordo com o neurocientista Grégoire Courtine, Gert-Jan Oskam “tem o controlo total sobre o parâmetro de estimulação, o que significa que pode parar, andar, subir escadas”.

Um dos dois implantes inseridos no crânio de Oskam teve de ser removido ao fim de cerca de cinco meses por causa de uma infeção.

Contudo, a neurocirurgiã Jocelyne Bloch, que implantou o dispositivo, considera que os riscos são pequenos quando comparados com os benefícios.

“Há sempre um pequeno risco de haver infeções ou hemorragias, mas são tão pequenos que vale a pena o risco”, sustentou, citada pela revista Nature.

A equipa de Grégoire Courtine pretende testar no futuro se um dispositivo semelhante poderá recuperar movimentos de braços e mãos.

Mais Recentes

Descubra os benefícios da leitura para a saúde mental

há 4 horas

Descobrimos o rooftop que promete um ambiente descontraído, ideal para jantares entre amigos ou sunsets

há 4 horas

Os melhores sabores do Minho aterram nos Açores num evento a quatro mãos

há 5 horas

Acabou de comer e já está com “fome” outra vez? Cuidado: convém perceber por que está isso a acontecer

há 5 horas

Se já passou dos 65 anos convém estar a par: estas são as cirurgias mais arriscadas depois dessa idade

há 5 horas

Espondilartrite axial: a doença que não tem cura, mas que tem tratamento

há 6 horas

Infarmed manda retirar do mercado todos estes produtos cosméticos: «não cumprem com os requisitos», refere a entidade

há 6 horas

À medida que envelhecemos os nossos arrependimentos estão relacionados com as oportunidades que não aproveitámos: 5 formas de se livrar desse sentimento

há 6 horas

Tenha uns lábios de sonho por menos de 3 euros: basta usar este delineador de lábios (perfeito) da Mercadona

há 6 horas

Sintomas da menopausa podem estar ligados com o desempenho cognitivo, é o que revela este estudo

há 7 horas

Descobrimos qual é o signo mais raro e estamos prestes a revelar: será que é o seu?

há 7 horas

A doença que afeta quase metade dos homens com mais de 50 anos mas da qual ninguém fala

há 7 horas

Conjuntivite alérgica: fique a par dos sintomas da doença que pode afetar toda a sua família

há 8 horas

E se lhe dissermos que, se jogar estes jogos, não só atrasa o envelhecimento cerebral como evita doenças, parece-lhe bom demais?

há 8 horas

É tudo uma questão de bom-senso e alguns cuidados: saiba como passar dos 50 anos (e chegar aos 65) o mais saudável possível

há 8 horas

Está a chegar a época delas: está preparado para as constipações? 8 sinais (subtis) aos quais deve tomar atenção

há 9 horas

Descobrimos a coleção de vernizes mais irresistível para este outono (e queremos partilhar a novidade)

há 10 horas

Tivoli Palazzo Gaddi abre as suas portas no centro histórico de Florença

há 10 horas

Testemunho contra o esquecimento: “O Dia Que Mudou Israel” relembra o 7 de outubro

há 11 horas

Marca de moda oferece voucher de 20 euros aos primeiros 50 clientes que visitarem o seu novo espaço

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.