Partilhar

Casa Ronald McDonald de Lisboa assinalou o seu 15º aniversário 

venha conhecê-la

10 Junho 2023
Sandra M. Pinto

Situada perto do Hospital D. Estefânia, o principal hospital pediátrico português, a Casa Ronald McDonald de Lisboa acolhe, de forma gratuita, os familiares das crianças que se deslocam da sua residência habitual para receberem tratamento hospitalar nos Hospitais do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (D. Estefânia, Capuchos, Maternidade Alfredo da Costa e Santa Marta).

Vindas de todos os distritos do país incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira, foram mais de 1850 as famílias com crianças em tratamento hospitalar que receberam o apoio desta “casa longe de casa” nestes 15 anos. A referenciação e o encaminhamento das famílias para a Casa Ronald McDonald são feitos pelos Serviços Sociais dos Hospitais. O tempo de médio de estadia é de 22 dias e em média a Casa recebeu 123 famílias por ano. A Casa Ronald McDonald de Lisboa está preparada para receber 10 famílias em simultâneo, em quartos individuais com casa-de-banho, uma cozinha comum onde podem preparar as suas refeições, uma lavandaria que lhes permite tratar das suas roupas e salas de jantar e de estar, onde podem desfrutar de momentos de lazer e de partilha com outras famílias.

Desde a inauguração desta Casa em 2008, a Fundação Infantil Ronald McDonald alargou a sua missão com a abertura da Casa Ronald McDonald no Hospital São João-Porto, um Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e a Sala de Brincar Ronald McDonald na Ala Pediátrica do Hospital São João, no Porto. O impacto da Fundação vai aumentar este ano, com a planeada inauguração de um novo Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).

Nestas ‘casas longe de casa’ as famílias das crianças em tratamento hospitalar, encontram um apoio, um colo e uma segunda Casa durante estes períodos difíceis enquanto acompanham as suas crianças doentes. No total, as duas Casas Ronald McDonald, o Espaço Familiar Ronald McDonald e a Sala de Brincar Ronald McDonald, já apoiaram gratuitamente até ao momento mais de 6.500 famílias.

Estes são os principais projetos são da Fundação Infantil Ronald McDonald, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de reconhecida Utilidade Pública que tem como propósito dar conforto e apoio a famílias durante o tratamento hospitalar dos seus filhos, contribuindo para o seu bem-estar emocional e psicológico. Criada em 2000, conta com o apoio da sociedade civil e de parceiros, entre eles a McDonald’s Portugal e os seus franquiados. Neste momento a Fundação Infantil Ronald McDonald apoia 8 hospitais em Portugal, tem cerca de 300 voluntários.

É com muita alegria e sentido de dever cumprido que assinalamos o 15º aniversário da Casa Ronald McDonald de Lisboa, o primeiro projeto da Fundação Infantil Ronald McDonald em Portugal.  A Casa Ronald McDonald é uma ‘casa longe de casa’ que cuida dos cuidadores e das suas crianças e reforça a importância da família na recuperação das crianças, durante o acompanhamento da criança doente.” destaca Marta Sousa Pires, Diretora Executiva da Fundação Infantil Ronald McDonald.

Mais Recentes

Celebre o Dia da Mãe com carinho e muitos mimos

há 46 minutos

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 2 horas

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 3 horas

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 21 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 22 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 23 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 24 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 1 dia

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 1 dia

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.