Partilhar

De que se fizeram os delirantes anos 90? Esta resposta vai provocar saudosismo e surpresa

Guerra do Golfo, Baywatch, libertação de Nelson Mandela, criação da Google. De tudo isto e muito mais se fizeram Os delirantes anos 90.

28 Junho 2023
Sandra M. Pinto

 Da queda do Muro de Berlim em 89, até ao ataque às Torres Gémeas em 2001, James Brooke-Smith leva-nos numa frenética viagem ao longo de uma década marcada por grandes acontecimentos históricos e políticos, mas também de grande agitação social e cultural. E mostra-nos como, apesar de ainda parecer fresco na nossa memória, esta é uma década que ainda tem muito para revelar.

  E para que entre já no mood, até lhe deixamos uma playlist dos hits dos anos 90. Parece uma boa ideia para acompanhar a leitura. (Pedimos desculpa pelo excesso de anglicanismos, é talvez também culpa dos anos 90.)

 Do colapso da União Soviética à discussão, em horário nobre, de atos sexuais acontecidos na Casa Branca: será que compreendemos realmente o que vivemos nos anos 90?

Para quem testemunhou estes acelerados, frenéticos e delirantes anos 90, acontecimentos como a libertação de Nelson Mandela, a clonagem da ovelha Dolly, a guerra do Golfo, a morte da princesa Diana ou a criação da Google são recordados com um misto de proximidade e distância, familiaridade e estranhamento. Guardamos estes momentos difusos na memória e vivemos, ainda hoje, consequências dos mesmos, mas será que compreendemos realmente a importância de tudo o que aconteceu?

Debruçando-se sobre os aspetos políticos, sociais, históricos, artísticos e populares da época, James Brooke-Smith, pergunta-se o que representaram, de facto, os anos 90: a idade de ouro do otimismo liberal? Um tempo de decadência finissecular? Ou a origem de todos os problemas que ainda hoje enfrentamos?

James Brooke-Smith é professor de Inglês e de Estudos Cinematográficos na Universidade de Ottawa. É, também, crítico literário, com interesse especial em literatura moderna inglesa, ficção científica e ensaio filosófico. Em 2019 publicou Gilded Youth: Privilege, Rebellion and the British Public School, uma história cultural das sub-culturas jovens nas escolas privadas britânicas. Os seus ensaios estão publicados na Literary Review of Canada, na Literary Hub e na Times Literary Supplement, entre outros periódicos.

Os delirantes anos 90 – uma história da última década do século XX, o seu segundo livro, descreve a velocidade frenética da vida social e tecnológica no momento em que Fukyuama declarava “o fim da história”, abarcando eventos como a queda do muro de Berlim e a primeira Guerra do Golfo, além de recordar episódios da vida cultural popular que marcaram a geração X, como a série de culto Marés Vivas, as raves, o início da pornografia na internet ou a chamada “reality TV”.

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 5 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 6 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 7 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 8 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 9 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 10 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 11 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.