A cultura gastronómica portuguesa é uma das mais ricas do mundo. Do peixe à carne muitos são os pratos deliciosos que marcam as nossas tradições culinárias. A qualidade e diversidade dos produtos portugueses é reconhecida internacionalmente e cativa o paladar de todos os que nos visitam.
Conheça agora alguns dos exemplos mais incríveis e irresistíveis de pratos – doces e salgados – que caracterizam Portugal. Aproveite este fim-de-semana para saborear algumas destas verdadeiras iguarias, sugeridas pelo portal Momondo.
Bom proveito!
1. Pastéis de bacalhau
Um famoso ditado popular português afirma que há mais receitas de bacalhau do que dias num ano. Um verdadeiro estandarte da cozinha portuguesa, o bacalhau pode, por exemplo, ser desfiado para formar uma espécie de bolinhos de peixe. Dourados e com uma camada exterior crocante e um interior suave, estes podem ser servidos como entrada ou prato principal acompanhados com arroz.
2. Bacalhau à brás
O processo de criação de pratos de bacalhau pode ser extremamente criativo. Por exemplo, se salteares bacalhau desfiado com cebola e batata palha e lhes adicionares azeitonas e salsa, o resultado chama-se bacalhau à brás. Por ser tão saboroso e fácil de cozinhar, a sua fama não é surpresa nenhuma e certamente fará parte das listas de pratos típicos portugueses.
3. Alheira de Mirandela
Um clássico entre salsichas fumadas e chouriços, a alheira foi criada pelos Judeus por forma a fazer a inquisição portuguesa acreditar que eram cristãos. Nos dias que correm, este chouriço sem porco tornou-se num prato clássico da gastronomia portuguesa, normalmente servido com um ovo estrelado e batatas fritas.
4. Francesinha
Rapaziada, assim se reinventa o conceito de sanduíche de queijo e fiambre: triplicar a quantidade de queijo, adicionar várias camadas de enchidos, cobrir tudo com molho. Esta receita típica da cidade do Porto é uma versão rebelde do Croque Monsieur francês, o que parece justificar o seu nome fantástico sabor.
5. Cozido à portuguesa
Um cozido tradicional para amantes de carne, este prato inclui frango, carne de vaca, porco e várias salsichas de porco. Este abundante festival de carne tem também alguns vegetais, como cenouras cozidas, couve e feijão. A água utilizada para cozer todos estes ingredientes torna-se num nutritivo caldo que podes beber ou utilizar para cozer arroz.
6. Caldeirada de peixe
O uso de peixe e marisco na culinária portuguesa é no mínimo abundante. Põe tudo o que conseguires agarrar num tacho e o resultado é uma caldeirada, um cozido de peixe com vários tipos de peixe e marisco, coberto de tomates e ervas aromáticas. O jantar ideal após um longo dia de praia.
7. Amêijoas à Bulhão Pato
Faz um favor a ti mesmo: pega numa cerveja bem fresca, senta-te numa esplanada solarenga, e pede uma dose desta deliciosa iguaria. Neste prato de ameijoas não é só o que está dentro das conchas que conta, mas também mergulhar pedaços de pão no molho divinal em que são preparadas, feito à base de azeite, coentros, alho e vinho branco. Perfeito para uma tarde bem passada com amigos.
8. Queijo da Serra
O Queijo da Serra com leite de ovelha, com um sabor intenso e textura cremosa. Incompreensivelmente, é quase desconhecido fora de Portugal. Varia entre suave e amanteigado e mais duro com um sabor mais forte, tornando-o num deleite para amantes de queijo e apreciadores da culinária portuguesa.
9. Caldo verde
Uma presença frequente nas festas tradicionais portuguesas em honra do santo padroeiro de cada localidade, o caldo verde é uma sopa feita à base de batatas, cebola, couve e rodelas de chouriço. É a comfort food perfeita e pode ser servida como ceia, ou antes de qualquer prato principal.
10. Sardinhas assadas
Uma fantástica combinação de peixe fresco e sabor fumado da grelha, estas sardinhas assadas em carvão são o prato mais típico de Lisboa. Podem ser encontradas tanto em restaurantes como em banca nas ruas durante as festas de Santo António em junho. Quer sejam servidas em cima de uma fatia de broa de milho, com uma salada de pimentos assados ou legumes cozidos, não te esqueças de as cobrir com uma generosa quantidade de azeite para disfrutares de toda a experiência desses petiscos portugueses de fazer crescer água na boca!