Alimentação saudável
Existe uma relação muito estreita entre a alimentação e os transtornos mentais. Tal acontece principalmente porque alguns neurotransmissores que nos acalmam e promovem a sensação de bem-estar são produzidos no intestino.
A produção desses neurotransmissores, especialmente da serotonina, depende de uma microbiota intestinal equilibrada. Quando há uma proporção adequada de bactérias boas, elas conseguem sintetizar e armazenar essa substância.
Luz solar
A exposição ao sol estimula o corpo a produzir serotonina. Portanto, este remédio gratuito que a natureza oferece combate picos de ansiedade e também o stress.
O sol tem ainda outro papel no combate à ansiedade. Quando nos expomos à luz do sol logo pela manhã, o nosso cérebro entende que aquele é o momento de ficarmos acordados e liga o cronómetro para a hora de dormir, à noite.
Sono
O sono é considerado um dos principais pilares para uma boa saúde mental. Uma pesquisa da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, mostrou que quem dorme mais e melhor, sofre menos.
Exercício físico
O exercício físico é um remédio natural para a ansiedade com altíssima eficácia. Ele estimula a produção de endorfina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.
Técnicas de controle respiratório e de pensamento
Quem luta com a ansiedade percebe as crises a chegar e sente-se incapaz de controlar a situação. Para evitar isso pode aprender técnicas para aliviar a tensão e recuperar o controle.
Uma dessas técnicas é a respiração. Existem exercícios respiratórios que ajudam a manter a calma quando começam a surgir sinais de angústia e ansiedade.