<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Saúde: Alargado acesso a rede de cuidados de saúde primários a utentes sem médico de família

19 Julho 2023
Sandra M. Pinto

Já foram realizadas cerca de 17 mil consultas

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) renovaram e alargaram a sua parceria para a prestação de cuidados de saúde à população da área geográfica de Lisboa e Vale do Tejo sem médico de família.

O número de pessoas sem médico de família atribuído nos centros de saúde na região de Lisboa e Vale do Tejo é superior a 1,7 milhões de pessoas, segundo o portal da transparência do SNS. (maio 2023)

Para fazer face ao impacto negativo provocado pelo défice de médicos de família, a UMP e a ARS-LVT desenvolveram o projeto “Bata Branca” com o objetivo de assegurar, em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde, a prestação de cuidados de saúde primários, incluindo consultas de saúde do adulto e do idoso e de meios complementares de diagnóstico e terapêutica aos utentes da área geográfica de Lisboa e Vale do Tejo sem médico de família.

Entre janeiro e maio de 2023, o projeto Bata Branca prestou mais de 17 mil consultas a utentes sem médico de família da área geográfica de Lisboa de Vale do Tejo.