O ator Kayky Brito foi atropelado no Rio de Janeiro. Está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e o seu estado de saúde é considerado gravíssimo.
Kayky sofreu politraumatismo corporal e traumatismo craniano depois de ter sido atropelado por um carro.
O politraumatismo é uma lesão grave de pelo menos dois órgãos ou duas partes distintas do corpo causadas por forças externas de natureza física (colisão) ou química (queimadura).
Os acidentes de trânsito são a principal causa de politraumatismo, causados muitas vezes pelo excesso de velocidade e pela falta de atenção ao conduzir.
Casos de politraumatismo podem incluir lesões cerebrais, fratura de ossos, lesões na coluna, hemorragias, entre outras complicações.
O traumatismo craniano, ou traumatismo cranioencefálico, é uma lesão causada por um impacto na região da cabeça.
Os casos de traumatismo craniano costumam surgir em acidentes domésticos, no trânsito e na prática de deporto, bem como em situações de violência.
Situações de maior gravidade são as que envolvem sangramentos, perda de consciência, dificuldade para falar, náuseas e vómitos.
Vítimas de traumatismo craniano podem ter o pescoço imobilizado para que o problema não se agrave. Em casos extremos, pode ser necessário o tratamento de hemorragias e a realização de massagem cardíaca.