Com estreia marcada nos cinemas portugueses a 19 de outubro, Pátria, de Bruno Gascon, acaba de se sagrar vencedor no Serbest International Film Festival, na Moldávia, onde se encontra declarado estado de emergência devido à guerra na Ucrânia.
À luz do contexto de emergência social e político que se vive no país, a distopia realista do filme impressionou o júri que considerou que Pátria é um filme atual, relevante e necessário de visionamento obrigatório.
O Serbest International Film Festival é uma organização cultural cuja missão é transformar a forma como as pessoas veem o mundo através do cinema. A ideia era pelo menos simples: criar um festival de cinema que se centrasse e prestasse homenagem à NOVIDADE: novos realizadores, novos escritores, novos sonhadores que queiram tornar real através das suas imagens aquilo que antes apenas imaginavam. Reúne os contadores de histórias mais originais e o público mais aventureiro numa programação anual de filmes dramáticos, documentários e curtas-metragens.
Em Pátria, a ação passa-se numa “distopia realista”, que retrata um país dominado pela opressão de uma ditadura. Neste ambiente sombrio, dois grupos enfrentam-se num momento em que os movimentos extremistas crescem nas ruas.
Com uma abordagem corajosa, o filme aborda questões urgentes como a xenofobia e a liberdade de expressão, pretendendo despertar a consciência do público para estes temas.
Para Bruno Gascon, o realizador português premiado a nível nacional e internacional, esta vitória é “uma honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade muito grande, pois vem confirmar a necessidade que tive de escrever este filme e que vem do facto de sentir que é cada vez mais essencial falarmos de direitos humanos e do quão importante é preservarmos a liberdade custe o que custar. A ficção de uns, neste caso das minhas personagens é, infelizmente, a realidade de tantos outros e não nos podemos esquecer disso.”
Protagonizado por Tomás Alves, tem como principal antagonista o ator Rafael Morais. Do elenco fazem ainda Michalina Olszanska, Matamba Joaquim, João Vicente, Iris Cayatte, Raimundo Cosme, entre outros.
Distribuído pela NOS AUDIOVISUAIS, Pátria tem estreia marcada nos cinemas nacionais no dia 19 de Outubro. Produzido pela Caracol Studios, contou com o apoio da RTP, do Pic Portugal e do município de Barcelos, onde o filme foi integralmente rodado.