Aveiro na Região Centro e Cacela Velha no Algarve, foram escolhidos como dois dos destinos de costa com maior atração na Europa Na escolha feita pelos utilizadores da Jetcost, destacam-se pela sua beleza os dois destinos portugueses.
O verão e as férias estão quase a terminar para muitas pessoas. Durante quase três meses os turistas e os viajantes puderam percorrer lugares distintos na Europa, desfrutar de praias, visitar monumentos e museus, descobrir cidades encantadoras cheias de ambiente, respirar ar puro e sentir a natureza, fazer desporto, passear e tomar algo nas muitas aldeias perdidas do interior ou observar, a chegada de pescadores num horizonte de aldeias e de portos de pesca, repletos de encanto.
Os utilizadores do potente motor de procura de voos e hotéis de www.jetcost.pt <http://www.jetcost.pt> , desta vez valorizaram estes últimos em função da sua beleza, da cordialidade das suas gentes, da sua oferta gastronómica e, no conjunto do seu encanto e personalidade, sendo dois deles portugueses, Aveiro na região centro e Cacela Velha, no Algarve.
Aveiro (Região Centro – Portugal)
Conhecida como a Veneza portuguesa pelos seus canais e as suas embarcações coloridas que fazem recordar as gôndolas, em Aveiro chamam-se os moliceiros, que eram tradicionalmente utilizados para recolher algas marinas e sargaço, são na atualidade usados para passeios turísticos. Aveiro é uma cidade de tamanho médio, situada na costa de Portugal a pouca distancia do Porto e nas margens da ria de Aveiro. Os seus três canais dividem a cidade em duas partes. A parte norte do canal principal conduz-nos às casas velhas dos pescadores de antigamente e para o sul podem-se encontrar os históricos edifícios da cidade. O centro é famoso pelos seus edifícios modernistas, situados na maior parte junto ao canal principal. Vale a pena visitar o Convento de Jesús, no qual está instalado o Museu de Aveiro. Esta velha igreja originária do século XV tem um interior impressionante de estilo barroco que combina com los famosos azulejos portugueses. Os “ovos moles”, doce à base de ovos e açúcar, é uma marca da cidade, vendem-se em barricas de madeira ou envolvidos em hóstia, (um doce conventual e o primeiro produto da pastelaria portuguesa a receber a denominação de IGP -Indicação Geográfica Protegida), em formatos diversos.
Cacela Velha (Algarve – Portugal)
Embora o Algarve português seja famoso pelas suas falésias cerca do mar e as pequenas enseadas entre elas, há aldeias que saem da norma como é o caso de Cacela Velha, um lugar onde o tempo parece ter parado. Tem 18.000 hectares e está protegido do mar por uma barreira de cinco ilhas que deram lugar à voluptuosa Praia da Fábrica, uma das consideradas como das mais maravilhosas do mundo. Encontra-se imersa numa paragem natural praticamente inalterada que oferece umas vistas panorâmicas deslumbrantes a uma ria, ao mar, aos imensos areais e às ilhas do Parque Natural da Ria Formosa. Um desses lugares que soube conservar até aos nossos dias o seu legado natural, o seu património arquitetónico e a essência da aldeia portuguesa. Trata-se de um pequeno povoado, que não tem mais de três ou 4 ruas calcetadas e cuja chamada de atenção são as suas casas brancas de rés-do-chão. As suas portas e janelas com as ombreiras em tons de azul e ornamentadas, algumas delas com flores bonitas, fazem lembrar o seu passado árabe. Toda a atividade de Cacela Velha gira em volta à sua praça. Ali encontra-se a Igreja Matriz, de origem medieval e remodelada nos séculos XVI-XVIII, além de uma fortaleza do século XVII, reconstruída após o terramoto de Lisboa de 1755.