Partilhar

JUNITEC cria área dedicada à sustentabilidade ambiental

A JUNITEC – Junior Empresas do Instituto Superior Técnico desenvolve projetos de modernização e digitalização.

26 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

JUNITEC – Junior Empresas do Instituto Superior Técnico inicia o ano letivo de 2023/24 com a apresentação de uma nova área dedicada ao desenvolvimento de projetos de modernização e digitalização da indústria portuguesa ambientalmente responsáveis: JUNITEC Sustainability Labs.

Apresentando-se como uma ponte para ligação da indústria aos estudantes do Instituto Superior Técnico, o JUNITEC Sustainability Labs surge na sequência do desenvolvimento de dois projetos de alto impacto social e ambiental em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian: um projeto de R&D (desenvolvido em parceria com a Jerónimo Martins, para reduzir a compra de recipientes de plástico)  e um segundo projeto de software (desenvolvido em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações e que permite interligação de imigrantes com cidadãos portugueses para facilitar a sua integração em Portugal).

Para além de propor a introdução de inovação tecnológica na indústria de forma responsável e sustentável, o JUNITEC Sustainability Labs terá também um papel ativo na redução da discriminação e promoção da igualdade, desenvolvendo todos os anos e a título pro bono, um projeto de caráter social em colaboração com os parceiros associados.

Em 2022/23 foi desenvolvido o primeiro projeto pro bono no âmbito do JUNITEC Sustainability LabsOficina dos Sons (plataforma online que disponibiliza um conjunto de jogos para complemento do ensino de crianças com dificuldades linguísticas). ‘O projeto Oficina dos Sons é muito acarinhado por todos na JUNITEC não só porque nos ajudou a perceber que o trabalho que desenvolvemos pode efetivamente contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva, mas também porque vai ajudar, não só as crianças, mas também os professores e terapeutas que com elas trabalham. No próximo dia 27 de setembro vamos apresentar o projeto a mais de 50 professores, terapeutas e pais que todos os dias ajudam crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem. Estamos muito satisfeitos por poder partilhar e dar a conhecer este nosso trabalho’ afirma Gonçalo Reis, Presidente da JUNITEC.

 

Mais Recentes

Perda de peso: que medicamentos estão ou não autorizados em Portugal e qual a sua eficácia

há 6 minutos

Reposição hormonal feminina: uma mão cheia de perguntas (e as respostas)

há 20 minutos

Sabia que quando tem fome pode ser o seu corpo a dizer que tem sede?

há 40 minutos

Óbito: Morreu o fadista António Severino

há 54 minutos

MC promove saúde mental e bem-estar com o apoio de Marisa Liz

há 59 minutos

Opinião: «A saúde da mulher é um tema fundamental, apesar de pouco falado», Sofia Carvalho Pinto, médica especializada em medicina preventiva e longevidade

há 1 hora

Dia Mundial da Saúde: Insatisfação dos utentes aumentou com mais de 1200 queixas no primeiro trimestre

há 2 horas

Literacia em saúde: o papel da informação na promoção de hábitos mais saudáveis

há 2 horas

Óbito: Morreu Miguel Cunha, ex-jogador e presidente do Riachense

há 2 horas

Óbito: William e Harry estão de luto pelo homem que nunca os abandonou depois do falecimento de Diana

há 2 horas

Óbito: Morreu o ex-futebolista colombiano Jorge Bolaño

há 2 horas

Maquilhagem: não tenha medo e use-a (bem) depois dos 50 anos com estas dicas

há 2 horas

As opções são muitas: importa saber como escolher o perfume perfeito

há 3 horas

«Estas são as melhores estratégias para lidar com a menopausa», refere especialista

há 3 horas

Mil milhões de dólares: esta é a casa mais cara do mundo

há 3 horas

Especialistas alertam para o impacto da perda auditiva não tratada

há 4 horas

Companhia aérea celebra data importante e oferece 10% de desconto em todos os voos de e para o Porto

há 4 horas

Opinião: «Benefícios dos cosméticos probióticos na beleza e saúde da pele», Ana Teresa Gonçalves, farmacêutica

há 4 horas

Dor nas costas: conheça o hábito de as aliviar que é altamente eficaz

há 4 horas

6-6-6: a regra de caminhar que as pessoas com mais de 60 anos estão a usar para ficar em forma

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.