Durante o verão, o couro cabeludo está mais exposto ao sol e a outros agentes externos e, quando regressamos de férias, podemos sentir vermelhidão ou mesmo escamação. No inquérito realizado pela Dyson sobre o cabelo em 2022, quando se perguntou aos participantes como descreveriam um cabelo saudável, as respostas foram: brilhante (36%), suave (29%), e com um couro cabeludo saudável (26%). No entanto, o estado do nosso cabelo (quer esteja fraco, quebradiço, seco…) é muitas vezes objeto de grande atenção, mas o estado do couro cabeludo é negligenciado.estudo mundial realizado pela Dyson em 2022, 70% dos inquiridos afirmaram estar preocupados com o seu couro cabeludo. Os especialistas em cabelo da Dyson, Scott Mighall e Rob Smith, estudaram as diferentes alterações, bem como as suas causas, desmistificando algumas crenças e dando conselhos para um estado ideal. Mitos sobre os cuidados capilares Relativamente ao estudo do couro cabeludo e à sua análise, Rob Smith, especialista em cabelo da Dyson, partilha:
O couro cabeludo tem aproximadamente entre 100,000 e 150,000 folículos e glândulas sebáceas que desempenham um papel importante na melhoria do aspeto e do bem-estar do cabelo. A falta de cuidados adequados do couro cabeludo, especialmente durante o verão, quando é submetido a circunstâncias menos favoráveis, pode levar a alterações como a queda ou a falta de retenção do cabelo. No- A forma mais comum de danos no cabelo são os danos mecânicos, causados pela escovagem, secagem com toalha ou passagem excessiva dos dedos pelo cabelo. – A secagem com a toalha provoca danos mecânicos. Para as pessoas que preferem este método, é preferível enrolar o cabelo numa toalha e deixá-lo secar naturalmente. – O cabelo fica mais fraco quando está molhado, por isso é melhor reduzir a quantidade de fricção no cabelo quando este está molhado.
- O facto de um produto ser feito de materiais/ingredientes naturais não significa que seja seguro para a pele ou para o cabelo. – As normas de segurança não são tão rigorosas no caso dos ingredientes naturais. – Por vezes, os ingredientes naturais são adicionados sem serem um ingrediente ativo do produto, embora o marketing afirme que o são.
- A maioria dos óleos não penetra o cabelo. Impedem que a água entre e saia do cabelo.
- A fragrância dos produtos para o cabelo pode irritar a pele.
- A esfoliação do couro cabeludo não é necessariamente benéfica.
- Comer de forma saudável e ter uma dieta equilibrada ajuda tanto o cabelo como a pele.
Dicas para manter um couro cabeludo saudável As condições climatéricas, a poluição, a forma como se penteia o cabelo ou fatores intrínsecos como o envelhecimento, a alimentação, as hormonas ou o stress podem contribuir para um couro cabeludo desequilibrado. É por isso que é essencial limpá-lo com ingredientes nutritivos que sejam suaves para a pele. Eis as dicas dos especialistas da Dyson para o manter em boa forma:
- Lavagem do cabelo e champô – É cada vez mais comum ouvir falar de produtos pré-shampoo, mas não há provas científicas de que funcionem. – Não há provas de que ” suavizar as cutículas do cabelo” aconteça efetivamente, embora muitos produtos afirmem que o fazem. – O champô seco é bom para criar penteados, uma vez que funciona de forma semelhante ao pentear para trás (“backcombing”), mas com menos fricção (embora possa deixar um resíduo de pó no cabelo se não for removido corretamente). Também pode ajudar a criar um look de praia, mas com menos brilho. – A lavagem com champô faz com que a cor da tinta do cabelo se desvaneça com o tempo. – A frequência com que se lava o cabelo depende da quantidade de oleosidade que se tem. Lavar com muita frequência não é necessariamente mau. – As pessoas que lavam o cabelo todos os dias devem usar um champô mais suave para remover o sebo.
- Utilização de condicionador O condicionador é um dos melhores produtos para utilizar no cabelo: – Embora não reparem o cabelo, revestem-no e lubrificam-no, o que significa que é mais fácil de pentear, reduzindo a acumulação de eletricidade estática, os cabelos rebeldes e, por consequência, os sinais de danos. – Recomenda-se a utilização de condicionador em cada lavagem.
- Escovagem – A utilização de um pente de dentes estreitos funciona bem para reduzir os danos mecânicos quando o cabelo está molhado, uma vez que o cabelo está muito mais fraco nesta fase. – Uma boa técnica de escovagem é escovar para baixo a partir das pontas para remover os nós, uma vez que serão quebrados mais fios se começar pela raíz.