Estas peças dão um toque clássico a qualquer indumentária e decoração, e são especialmente adequados para aproveitar os últimos dias de calor até à chegada do Outono. Desde vestidos, camisas e calças até cortinas e roupa da cama, todas elas evitam o sobreaquecimento nos dias mais quentes do regresso ao trabalho. A Hisense, especialista em eletrónica de consumo e electrodomésticos, partilha as regras básicas que deve considerar para lavar e secar estas peças.
- O linho é a melhor escolha para o calor
O linho é um tecido macio e amigo da pele, muito respirável e com uma capacidade espantosa de absorver e libertar a humidade muito rapidamente. Ao fazê-lo, ajuda o corpo a regular a sua temperatura, tornando-o perfeito para o clima quente e húmido.
A única desvantagem das peças de linho é que tendem a enrugar-se muito facilmente. Com os cuidados certos, pode manter as suas roupas cuidadas durante mais tempo.
- Lavar a roupa no ciclo delicado em água fria
Há uma regra a seguir quando se lava roupa de cama: nunca lavar em água quente. Mesmo a roupa pré-lavada e pré-tratada encolhe em água quente, por isso, coloque a máquina de lavar roupa em água morna ou fria. Siga as instruções da etiqueta da peça de roupa, mas uma temperatura entre 20°C e 30°C é normalmente suficiente.
- Não secar demasiado a roupa
Sempre que possível, secar a roupa ao ar livre. Mantenha-as longe da luz solar direta (especialmente as brancas, que tendem a amarelar) e, de preferência, coloque-as sobre uma superfície plana. No entanto, também pode utilizar a máquina de lavar e secar roupa. Mas lembre-se de que deve definir uma temperatura muito baixa e um tempo de secagem curto. Nunca seque completamente a roupa de linho na máquina de lavar. Em vez disso, retire-a quando ainda estiver um pouco húmida e deixe-a acabar de secar ao ar livre. Deite-as na horizontal ou pendure-as com cuidado.
- Quanto mais se usa, mais macio fica
Sabia que o linho fica mais macio com o tempo? Se quiser que as novas peças de roupa de linho fiquem mais macias, adicione uma chávena de vinagre ao último enxaguamento (em vez de amaciador). Com este truque conseguirá manter as fibras destes tecidos sob controlo para além de ajudar as cores a manterem-se nítidas e brilhantes.