Partilhar

Usa um telefone ou computador da empresa? Atenção: nunca faça nenhuma destas coisas

Com a pandemia, o trabalho remoto é mais comum, e as empresas querem que esteja sempre acessível.

9 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

Trabalhar em casa também significa que provavelmente terá muito mais tempo sozinho com o seu dispositivo de trabalho. É sempre tentador usá-lo de forma recreativa quando ninguém está a ver. Facebook e Netflix estão a um toque de distância, certo?

Mas tem certeza de que ninguém está a ver?

Se tem um dispositivo atribuído pela empresa, é provável que ele tenha um software de produtividade instalado, de acordo com um especialista citado pelo The New York Times.

A sofisticação e o nível de controle do software dependem do trabalho, como se lida com informações confidenciais, o tamanho da empresa e quanto ela pode investir.

Mas mesmo que não tenha um software de monitoramento no dispositivo, os serviços partilhados permitem que os seus colegas de trabalho, superiores ou especialistas em TI acedam ao que fez. Aqui estão alguns conselhos de segurança citados pelo The New York Times, HuffPost e pela consultoria de recrutamento Robert Walters.

1)       Evite qualquer atividade pessoal

Evite usar o telefone corporativo para atividades pessoais, como fazer chamadas pessoais, enviar mensagens de texto, e-mails pessoais ou navegar na internet por motivos não relacionados ao trabalho.

2)     Sem fotos pessoais

Evite tirar fotos com o celular da empresa. Mesmo se excluí-los, eles provavelmente serão carregados para a nuvem durante backups automáticos e ficam acessíveis a outra pessoa.

3)     Nenhum arquivo pessoal em seu computador

Nunca armazene arquivos pessoais no seu computador corporativo. Se for demitido, provavelmente perderá o acesso ao seu computador de trabalho imediatamente, e quaisquer documentos essenciais podem ser usados contra si se houver uma batalha legal.

4)     Sem pesquisas pessoais no Google

O histórico de navegação é um dos mais facilmente acessíveis em um computador. “Eu evitaria procurar qualquer coisa que seria embaraçosa se partilhada na próxima reunião de toda a equipa” comenta Fabienne Viegas, sénior manager da divisão de Tecnologia da Robert Walters Portugal.

5)     Sem conversas privadas

A maioria dos funcionários sabe que algumas conversas não são amigáveis para o trabalho em softwares relacionados ao trabalho mas ignoram que qualquer conversa privada em qualquer programa num laptop de trabalho pode ser vista. Não use as suas redes sociais.

6)     Não coloque nada pessoal em servidores partilhados

Mesmo que esteja fora do seu laptop de trabalho, os servidores vinculados às contas de e-mail da empresa, como o G-suit, que inclui Drive, Documentos e Planilhas, não são um bom lugar para informações privadas.

7)      Não deixe o computador desbloqueado

Se está de volta ao escritório ou tem companhia quando trabalha em casa, é uma boa ideia bloquear o computador quando não estiver lá.

8)     Tenha cuidado em espaços públicos

Isso é especialmente verdadeiro em espaços públicos, onde qualquer pessoa pode simplesmente olhar para o ecrã em busca de informações. Tracy Maleeff, analista de segurança da informação do The New York Times, também sugeriu o uso de uma VPN para Wi-Fi público.

9)     Não olhe para conteúdo impróprio

Este parece óbvio, mas conteúdos inapropriados e ofensivos devem ficar longe do seu computador de trabalho, mesmo fora do horário de trabalho. O conteúdo “adulto” deve permanecer nos seus dispositivos pessoais.

10) Não o trate como se fosse seu

Todas essas dicas poderiam ser condensadas numa simples e mais ampla: não trate um computador da empresa como seu. Não altere as configurações de segurança e mantenha as informações apenas em condições de trabalho.

Não precisa de entrar em pânico

Ainda assim, não há necessidade de entrar em pânico com software de vigilância ou produtividade. Especialistas do New York Times dizem que pode pagar suas contas ou aceder ao seu banco. Evite qualquer informação que não partilharia numa sala de conferência.

Mais Recentes

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 4 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 4 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 5 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 5 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 6 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 6 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 6 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 6 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 6 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 8 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 8 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 8 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 8 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 9 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 9 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 9 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 9 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 9 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 10 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.