A Kaspersky descobriu uma campanha de phishing por email dirigida aos colaboradores das empresas através de uma falsa mensagem do departamento de recursos humanos, que solicita uma autoavaliação dos funcionários. O objetivo é roubar informações confidenciais.
As grandes empresas pedem aos seus colaboradores e funcionários avaliações de desempenho, normalmente uma vez por ano, mas muitos deles querem comunicar mais frequentemente com a direção, algo que é explorado pelos cibercriminosos.
Em qualquer altura do ano, os burlões enviam mensagens de email falsas convidando os colaboradores a participar numa avaliação obrigatória. As mensagens são concebidas de forma convincente e aparentemente provêm do departamento de recursos humanos. Apresentam um formulário de autoavaliação que permite aos trabalhadores interagir com os seus superiores, mas há pormenores que levantam suspeitas.
Por exemplo, o endereço eletrónico do remetente nunca corresponde ao da empresa e o formulário é pedido para ser preenchido antes do fim do dia. Estes são aspetos deste tipo de burla que devem alertar para a necessidade de vigilância.
As perguntas são, em princípio, neutras, inócuas, mas as três últimas pedem o endereço de correio eletrónico, a password e a confirmação da mesma. Estas informações muito sensíveis são solicitadas no final do texto com a intenção de apanhar a vítima desprevenida.
Para se proteger contra ataques de phishing e violações de dados, os especialistas da Kaspersky recomendam que:
- Tenha cuidado com as mensagens de fontes desconhecidas. Os ataques de phishing provêm frequentemente de remetentes estranhos. Nunca clique nas hiperligações recebidas nessas mensagens de correio eletrónico e nunca forneça dados pessoais.
- Use credenciais seguras e únicas para cada caso e evite utilizar a mesma palavra-passe para várias contas. Considere a utilização de gestores de palavras-passe que gerem e geram credenciais complexas e seguras.
- Verifique sempre que os links são legítimos antes de clicar neles. Os cibercriminosos criam sites falsos que procuram ser idênticos aos originais. Por isso, é importante verificar cuidadosamente o URL para ver se é legítimo antes de fornecer qualquer informação.
- Ative a autenticação de duplo fator sempre que seja possível. Isto acrescenta uma camada extra de segurança e bloqueia o acesso não autorizado.
- Use um software de segurança de confiança.