Partilhar

Hospitais do SNS perderam voluntários desde a pandemia

Foram muitos.

18 Outubro 2023
Forever Young
female psychologist consulting patient at the desk in hospital. Medicine and health care concept

Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) perderam mais de 1.500 voluntários desde a pandemia de covid-19, revelou hoje a Federação Nacional do Voluntariado em Saúde (FNVS), que quer recuperá-los para garantir “a humanização” do ambiente hospitalar, avança a Lusa.

É essa a mensagem prioritária do encontro que, no próximo sábado, reúne em São João da Madeira, no distrito de Aveiro, 20 instituições de todo o país dedicadas ao voluntariado hospitalar, em representação das 56 que constituem o universo de associadas da FNVS e de outros organismos com intervenção no setor.

“Atualmente, temos cerca de 5.000 voluntários registados nas nossas 56 associadas, mas, com a covid-19, 30% a 50% dessas pessoas deixaram de exercer as tarefas que tinham nos hospitais, porque, devido à sua idade avançada e a doenças crónicas, passaram a ter medo de lá estar”, declara à agência Lusa o presidente da FNVS, Carlos Pinto Ribeiro.

Esse responsável anuncia, por isso, que a prioridade da federação é agora, por um lado, “recuperar esses voluntários”, tendo em conta que “o avanço da medicina e as medidas adotadas pelas autoridades de saúde fazem com que o regresso aos hospitais já não represente riscos”, e, por outro, “assegurar que as pessoas que têm mesmo que afastar-se são substituídas por elementos mais jovens”, para o que está já a decorrer um programa de sensibilização escolar empenhado em cativar estudantes quando esses atingirem a maioridade.

“Os voluntários dão um contributo extraordinariamente importante para a humanização do serviço da saúde”, assegura Carlos Pinto Ribeiro.

“O setor está muito desumanizado e os voluntários são um elo privilegiado entre o utente e os profissionais de saúde, em aspetos concretos e às vezes muito intimidantes como a navegação interna do labirinto dos hospitais, o uso das máquinas dispensadoras de senhas para consultas e visitas, a distribuição de pequenas refeições nas salas de espera, a alimentação de doentes mais debilitados, o apoio às parturientes, a gestão do luto e a comunicação com as famílias”, refere.

Para ajudar na execução dessas atividades, o encontro da FNVS integra no sábado uma componente de formação, com conferencistas como Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesas dos Bancos Alimentares contra a Fome, e João Moita, docente do Instituto Politécnico de Viseu, que investiga o impacto do voluntariado em saúde na economia nacional.

A outra componente do evento envolve atividades lúdicas que serão “um gesto de agradecimento aos voluntários”, já que, segundo Carlos Pinto Ribeiro, esses “não têm o reconhecimento que merecem por parte do Estado e outras entidades públicas”.

O presidente da FNVS explica: “Não queremos nenhuma compensação e nunca aprovámos propostas de alguns partidos como regalias fiscais ou transportes gratuitos para quem faz voluntariado, porque achamos que este trabalho deve continuar a ser realmente voluntário, sem esperar nada em troca, mas falta efetivamente o devido reconhecimento público pelo esforço e dedicação destas pessoas”.

Como exemplo, Carlos Pinto Ribeiro dá o caso da Liga de Amigos e Voluntariado do Centro Hospitalar Tondela Viseu: só no que se refere ao período da pandemia, os voluntários dessa instituição asseguraram “mais de 40.000 horas de trabalho gratuito no centro de vacinação local, um feito extraordinário olhando a tudo o que implicou de cedência e reorganização na sua pessoal e familiar”.

 

Mais Recentes

Skincare e maquilhagem num 2 em 1: venha descobrir Skin Illusion

há 11 horas

«É uma injustiça, pois é», já dizia Calimero: estes são os signos mais incompreendidos

há 11 horas

Simples e infalível: descubra o truque para fazer arroz no micro-ondas

há 11 horas

10 dicas para um estilo de vida saudável quando se entra nos 50 anos

há 12 horas

Nunca cometa estes erros na cozinha: a sua saúde vai agradecer

há 12 horas

Se tem mais de 65 anos e gosta de caminhar siga este plano de um mês

há 12 horas

Se tem dúvidas venha esclarecer: estas são as características das pessoas atraentes

há 13 horas

Doença Bipolar: «Não há nenhum tratamento que a cure por completo», Jacinto Azevedo, psiquiatra

há 13 horas

Opinião: «A importância da atividade física para a saúde do fígado», Paula Peixe, médica

há 13 horas

Saiba como economizar o consumo de energia usando a mudança da hora

há 14 horas

Descobrimos o creme da Mercadona perfeito para tratar os sinais de envelhecimento: custa 5 euros

há 14 horas

Óbito: Morreu o ex-ministro da Saúde e médico Paulo Mendo

há 14 horas

Reduza a conta de água esta primavera com este truque simples 

há 14 horas

O enlatado recomendado pelos nutricionistas: baixo em calorias e cheio de antioxidantes

há 15 horas

Ovos escondidos e sabores revelados: vai ser assim este almoço de Páscoa

há 15 horas

Tunísia mais próxima dos viajantes portugueses e esta é a razão

há 15 horas

Rede Trofa Saúde inaugura clínica em Marco de Canaveses

há 15 horas

Um brunch buffet e uma caça ao ovo: neste hotel a Páscoa é em família

há 15 horas

O Majestic Princess sai de doca seca com novos e renovados espaços

há 16 horas

A primavera chegou e estas são as flores ideais para ter em casa

há 16 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.