Partilhar

Entrevista: «As pessoas estão mais sensibilizadas para a importância de cuidar da saúde mental», Cristina de Sousa, docente e psicóloga da Clínica Universitária Atlântica

Falámos com a responsável pelo atendimento na área da Psicologia da Clínica Universitária Atlântica sobre a atividade e objetivos deste espaço.

26 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

«A promoção da saúde mental e bem-estar dos estudantes e da comunidade constitui uma prioridade». Quem o afirma é Cristina de Sousa, docente e psicóloga responsável pelo atendimento na área da Psicologia da Clínica Universitária Atlântica, com quem trocámos umas palavras sobre os objetivos da instituição. 

Para criar um ambiente seguro e oferecer um suporte integral aos estudantes, a Clínica Universitária Atlântica disponibiliza diferentes serviços que vão desde consultas de psicologia clínica, ao apoio no sucesso educativo. Mas a Clínica Universitária Atlântica estende a sua ação à próprio comunidade, como nos revelou a responsável.

Quando nasceu e qual o objetivo da Clínica Universitária Atlântica?
A Clínica Universitária nasceu em 2018 com o objetivo de criar uma estrutura para disponibilizar serviços ligados à promoção da saúde e do bem-estar. Oferece, assim, serviços de psicologia clínica, com aconselhamento psicológico, terapias psicológicas, apoio ao sucesso educativo, redução do stress e ansiedade, gestão de emoções, promoção de competências relacionais e desenvolvimento pessoal.
São também disponibilizadas consultas de nutrição, que contribuem para a promoção de melhoria na qualidade de vida por meio de escolhas e modificações nos hábitos de vida. A Clinica tem também consultas de fisioterapia, que visam o tratamento de disfunções e a promoção da saúde. São ainda disponibilizadas consultas gratuitas no âmbito dos ensinos clínicos da licenciatura em Osteopatia, que englobam o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios neuro-músculo esqueléticos e outras alterações relacionadas.

Em que bases fundamentam a vossa atuação e qual a vossa filosofia?
A atuação da clínica tem por base uma intervenção multidisciplinar e uma rede de suporte de cuidados disponíveis quer para os estudantes, quer para a comunidade.

“Saber para cuidar” é o vosso lema: em que consiste e quais os alicerces deste statment?
O lema tem por base a interligação entre a criação e transmissão do saber adquirido no percurso de formação académico, nas nossas instituições de ensino (a Escola Superior de Saúde e o Instituto Universitário), e a responsabilidade social na aplicação desse saber, ou seja, saber para “cuidar”.

Podemos afirmar que a saúde mental é a vossa prioridade?
A saúde mental é, efetivamente, uma das nossas prioridades, mas não exclusivamente. No que refere à saúde e ao bem-estar, a saúde mental é indissociável da saúde sistémica ou músculo-esquelética.
Dessa forma, as intervenções da fisioterapia, osteopatia e nutrição são também muito importantes para o bem-estar e saúde em geral das pessoas que vêm ao nosso encontro, e essa, sim, é a nossa prioridade, promover a saúde e o bem-estar.

Olhando em vosso redor, de que forma observam a importância que é ou não dada à saúde mental?
O que perceciono é que as pessoas estão mais alertas para as questões da sua saúde mental e querem saber mais sobre desenvolvimento pessoal. Sobretudo no período pós-pandemia, verificou-se um aumento significativo das condições relacionadas com a saúde mental, muitas delas relacionadas com queixas músculo-esqueléticas.
Sabemos hoje, que grande parte das condições músculo-esqueléticas de origem não específica, têm muitas vezes um quadro psicológico associado, sobretudo nas condições de dor crónica.

O que falta fazer na promoção da saúde mental e bem-estar da comunidade? Que serviços disponibilizam?
Estamos a dar o nosso contributo para a promoção da saúde e do bem-estar, disponibilizando consultas de psicologia clínica, fisioterapia e nutrição com condições muito acessíveis. As nossas consultas de Osteopatia são gratuitas e contribuem bastante para o envolvimento da comunidade.

Está a vossa atuação condicionada aos estudantes?
Não, é também extensível à comunidade.

Relativamente à população, de que forma desenvolvem o vosso trabalho?
No nosso website, a Clinica Universitária tem um espaço relevante, através do qual as pessoas podem solicitar marcação de consulta para qualquer uma das especialidades.
O que acontece muitas vezes é as pessoas virem indicadas por outra especialidade, particularmente da Osteopatia, pois é uma especialidade bastante procurada na nossa clinica e que tem vindo a desenvolver projetos de intervenção na comunidade através dos alunos finalistas no âmbito da Licenciatura.

Têm sido muito procurados?
Sim, mas existem épocas de maior procura, após as férias ou após o Ano Novo.

Notaram uma maior procura no pós-pandemia?
Sim, bastante. As pessoas parecem estar mais sensibilizadas para a importância de cuidar da sua saúde mental e do seu bem-estar geral.

Que balanço fazem da vossa intervenção?
O balanço das atividades desenvolvidas na Clínica Universitária é bastante positivo, e a iniciativa expandiu-se para a comunidade envolvente, o que nos faz valorizar cada vez mais a responsabilidade social das Instituições Universitárias e ter uma maior consciência da importância destas iniciativas junto dos grupos mais vulneráveis e das franjas de população mais carenciadas.

Mais Recentes

Óbito : Morreu a actriz sul coreana Kim Sae-ron

há 8 horas

Descubra os melhores presentes sexuais para cada signo: não vale a pena corar

há 11 horas

Sabe quais são as partes do corpo do homem que mais atraem as mulheres?

há 13 horas

Quer fortalecer a sua relação? Então, não fuja e faça já estas perguntas

há 14 horas

Infarmed suspende a comercialização e retira do mercado nacional todos os lotes deste produto: saiba qual

há 15 horas

Nunca, mas nunca mesmo, diga isto aos seus netos

há 15 horas

Um dos snaks mais apreciados em Portugal vem da planta mais venenosa do mundo: há dúvidas sobre o seu consumo

há 15 horas

Tem dúvidas sobre quando deve regar as suas plantas? Descubra um truque infalível e resolva a situação

há 15 horas

Ninguém os aguenta: conheça os signos mais insuportáveis e descubra se o seu está na lista

há 16 horas

Óbito: Morreu monsenhor Weber Machado

há 17 horas

Está preparada? A revolução na cozinha chegou: está aí a Nova Bimby TM7

há 17 horas

Revelada data e hora para o funeral de Pinto da Costa

há 17 horas

Presidente da Câmara do Porto decreta luto municipal na segunda-feira devido à morte de Pinto da Costa

há 17 horas

Residentes em zonas raianas procuram cada vez mais serviços médicos em Espanha

há 17 horas

Bernardino Silva, o médico que há 40 anos criou raízes em Alvaiázere

há 17 horas

Anorexia: psiquiatra alerta para aumento de casos em todas as idades

há 17 horas

Quer uma Fritadeira de Ar Quente? Esta do Pingo Doce está com 55% de desconto

há 20 horas

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 21 horas

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 1 dia

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.