O magnésio desempenha um papel importante na saúde e em quase todos os processos do organismo, desde a síntese de DNA até ao metabolismo da insulina.
Baixos níveis de magnésio estão ligados a uma série de condições crónicas, como Alzheimer, diabetes, problemas relacionados com os ossos e doenças cardíacas.
Nenhuma dieta nutritiva está completa sem algumas porções de alimentos ricos em magnésio.
Estas são as melhores fontes de magnésio:
Espinafre cozido
O espinafre cru é rico em muitos nutrientes importantes mas, uma vez cozido, torna-se muito rico em magnésio: 157 miligramas de magnésio, ou 39% do valor diário numa chávena. O espinafre funciona bem na maioria dos pratos por isso junte-o no final do tempo de cozedura pois ele cozinha em menos de 10 minutos.
Sementes de girassol secas
As sementes de girassol também têm muito magnésio: 150 miligramas por chávena, ou 37% do valor diário. Podem ser consumidas cruas, assadas ou torradas.
Feijão preto
Considerado como um carboidrato e uma proteína, o feijão preto também é rico em fibras e uma boa fonte de magnésio: uma chávena fornece aproximadamente 120 miligramas (30% do valor diário). Muito denso em nutrientes, uma porção de feijão preto também contém mais de 20% do valor diário de manganês, tiamina, fósforo e ferro.