Partilhar

Estudo reafirma que financiamento na diálise deve ser revisto

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), que representa 90% das clínicas privadas de diálise, participou, esta semana, numa mesa de discussão sobre “Modelos de Financiamento (Sustentável) da Hemodiálise”

25 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), que representa 90% das clínicas privadas de diálise, participou, esta semana, numa mesa de discussão sobre “Modelos de Financiamento (Sustentável) da Hemodiálise” onde foram apresentadas as conclusões de um estudo elaborado pela NOVA IMS. Este estudo reforça que o preço compreensivo, modelo de pagamento do tratamento da diálise, em Portugal, deve ser alvo de discussão.

“A ANADIAL está a cada dia que passa mais preocupada, pois os constrangimentos assistidos e as contas que os estudos têm vindo a revelar são preocupantes” disse Paulo Dinis, membro da direção da ANADIAL, no início da sua intervenção.

E acrescenta: “o modelo de financiamento que temos, desde 2008, é um motivo de orgulho, sobretudo por Portugal ter sido o primeiro país do mundo a implementá-lo, apresentando virtudes tanto para os doentes, como para os prestadores de saúde, como para o nosso Governo”.

No entanto, “lamentamos que, sobretudo nos últimos dois anos, esteja a ser difícil chegar ao diálogo com os decisores políticos para abordar as nossas preocupações relacionadas com este modelo de financiamento da diálise”.

Na perspetiva da associação, os indicadores que integram o preço compreensivo, já podiam ter sido alvo de uma revisão, pois são os mesmos há cerca de 15 anos. “Estamos completamente disponíveis para negociar com o Ministério da Saúde a inclusão de serviços que possam acrescentar valor na prestação de cuidados de saúde ao doente, nomeadamente na integração de medicamentos inovadores, pelo que além da revisão do preço compreensivo sugerimos mesmo uma extensão da nossa parceria”, refere Paulo Dinis, que concluiu a sua intervenção elogiando os profissionais de saúde “os bons resultados do modelo de financiamento da diálise vigente devem-se também à qualidade do desempenho dos nossos profissionais de saúde”.

A internalização da diálise, apresentada no relatório do Orçamento de Estado para 2024, foi também um dos temas em discussão pelos especialistas, sendo unânime que não há motivos para o Estado investir na criação de condições para o tratamento de hemodiálise nos hospitais públicos quando há uma oferta suficiente, com qualidade, e principalmente quando não há garantias de que esta internalização promova uma redução de custos.

A iniciativa contou com a participação no debate de José Miguel Correia, presidente da Direção Nacional da APIR (Associação Portuguesa de Insuficientes Renais); Ana Farinha, médica nefrologista, membro da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e uma das autoras do estudo; Aníbal Ferreira, médico nefrologista, professor da NOVA Medical School e também autor do estudo; e Julian Perelman, professor catedrático da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e vogal suplente da direção da APES (Associação Portuguesa de Economia da Saúde). A discussão pode ser visualizada aqui: https://www.youtube.com/watch?v=x210GEGQ668&t=942s

Mais Recentes

Recebeu uma mensagem SMS em nome do Serviço Nacional de Saúde? Cuidado: pode ser uma fraude

há 14 minutos

10 distritos nacionais sob aviso amarelo: adivinha quem voltou?

há 28 minutos

Óbito: Morreu Rogério Ceitil, o realizador da série “Duarte & C.ª”

há 16 horas

Nem pescada nem salmão: se tem mais de 50 anos este é o peixe rico em ómega 3 recomendado para abril

há 16 horas

Mulher de 106 anos revela o que fez 56 vezes para permanecer jovem e prolongar a vida

há 17 horas

Mercúrio retrógrado: acalme a ansiedade e venha descobrir a data do próximo

há 17 horas

De boca aberta: é assim que está o mundo com esta terapia que faz o cancro desaparecer (em mais de 50% dos doentes)

há 17 horas

Possibilidade de propagação de um vírus grave alarma a Europa: «cuidado com os queijos», alertam

há 18 horas

Cascais recebe a 3ª edição do torneio DECENIO Green

há 18 horas

Perturbação de Stress Pós-Traumático: especialista explica a condição que levou ao suicídio do guarda-costas de David Beckham

há 18 horas

Além de águas mil, abril pode trazer amores do passado para estes 4 signos

há 19 horas

Se quer descobrir se está a envelhecer com problemas faça o teste da perna: só precisa de 10 segundos

há 19 horas

Este ano a Páscoa é em sua casa? Saiba como não ter de se preocupar com nada 

há 21 horas

Se ainda não comprou o folar da Páscoa, saiba quem voltou

há 21 horas

Óbito: Morreu o poeta, crítico e ensaísta português Fernando J.B. Martinho

há 21 horas

Porto acolhe o XXI Congresso Clínicas Espregueira dias 11 e 12 abril

há 21 horas

Companhia aérea lança recolha para apoiar a UNICEF no suporte ao terramoto em Myanmar

há 21 horas

“ÀMesa com…” está de regresso ao ÀCosta by Olivier com duas novas edições repletas de sabor

há 22 horas

Ator de série da Netflix está em estado grave após contrair infecção

há 22 horas

Nem salmão nem cavala: este é o «peixe do futuro» carregado de minerais e vitaminas

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.