Partilhar

Vai reclamar de um voo? Saiba que o cartão de embarque não é um documento essencial para o pedido de indemnização

Especialista explica a razão.

23 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

AirHelp tem vindo a verificar que muitas companhias aéreas adotam algumas medidas que acabam por complicar o processo de reclamação por parte de um passageiro aéreo.

O caso que mais se verifica é o de pedir aos passageiros o cartão de embarque de um voo atrasado ou cancelado. Assim, a AirHelp recorda que, desde 2019, os cartões de embarque não são um documento necessário para apresentar uma reclamação. Isto mesmo resulta de uma decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que determinou que os dados fornecidos por um cartão de embarque são informações já detidas pela companhia que opera o voo atrasado ou cancelado, pelo que decidiu aquele Tribunal que “não pode ser recusada a indemnização ao apenas com o fundamento de que, quando formularam o pedido de indemnização, não provaram a sua presença no registo desse voo, nomeadamente através do cartão de embarque”.

Segundo Pedro Miguel Madaleno, advogado especialista em direitos dos passageiros e representante da AirHelp em Portugal, “Na AirHelp, sempre considerámos que a exigência de um cartão de embarque era uma medida desnecessária, uma vez que as companhias têm já nos seus registos todos os elementos relativos à reserva dos passageiros. Ainda assim, entendemos que deveria ser suficiente, por exemplo, apresentar a versão eletrónica do bilhete. Por essa razão, a decisão tomada pelo Tribunal de Justiça da União Europeia, em 2019, deixou-nos muito agradados, pois consideramos que teve (e continua a ter!) um impacto muito positivo nos direitos dos passageiros que precisam de iniciar um processo de reclamação”.

Apesar desta medida estar já implementada, a AirHelp recomenda sempre que se acumule o máximo de informação e documentação possível sobre a perturbação do voo, bem como registos das  despesas que esta causou ao viajante.

Um projeto europeu igualitário graças ao o Regulamento CE 261/2004

As decisões do Tribunal de Justiça da União Europeia são vinculativas para todos os tribunais da UE e aplicam-se igualmente a todos.

De acordo com o Regulamento CE 261/2004, que regula os voos de partida ou chegada na União Europeia, os passageiros têm direito a uma indemnização por atrasos superiores a três horas na chegada ao destino, cancelamento do seu voo sem aviso prévio nos 14 dias anteriores à sua partida ou recusa de embarque devido a overbooking causado pela companhia aérea. Os passageiros aéreos que tenham sofrido interrupções têm três anos para apresentar um pedido de indemnização e podem verificar a sua elegibilidade para uma indemnização gratuita e apresentar um pedido de indemnização em questão de minutos através do formulário no site da AirHelp.

Quando o voo é cancelado ou o passageiro é impedido de embarcar, as companhias aéreas devem oferecer um voo alternativo que o passageiro pode recusar se não quiser continuar a sua viagem. Neste caso, pode ser solicitado o reembolso total do bilhete. Além disso, se durante a espera houver custos adicionais causados pela interrupção do voo (alimentação, alojamento ou perda de bagagem), a companhia aérea deve também suportar esses custos.

Condições meteorológicas adversas ou emergências médicas podem isentar a companhia aérea da obrigação de indemnização. Em caso de greve, mesmo que esta seja anunciada, os passageiros têm o direito de apresentar reclamações.

Mais Recentes

Óbito : Morreu a actriz sul coreana Kim Sae-ron

há 6 horas

Descubra os melhores presentes sexuais para cada signo: não vale a pena corar

há 9 horas

Sabe quais são as partes do corpo do homem que mais atraem as mulheres?

há 10 horas

Quer fortalecer a sua relação? Então, não fuja e faça já estas perguntas

há 11 horas

Infarmed suspende a comercialização e retira do mercado nacional todos os lotes deste produto: saiba qual

há 12 horas

Nunca, mas nunca mesmo, diga isto aos seus netos

há 12 horas

Um dos snaks mais apreciados em Portugal vem da planta mais venenosa do mundo: há dúvidas sobre o seu consumo

há 12 horas

Tem dúvidas sobre quando deve regar as suas plantas? Descubra um truque infalível e resolva a situação

há 13 horas

Ninguém os aguenta: conheça os signos mais insuportáveis e descubra se o seu está na lista

há 13 horas

Óbito: Morreu monsenhor Weber Machado

há 14 horas

Está preparada? A revolução na cozinha chegou: está aí a Nova Bimby TM7

há 15 horas

Revelada data e hora para o funeral de Pinto da Costa

há 15 horas

Presidente da Câmara do Porto decreta luto municipal na segunda-feira devido à morte de Pinto da Costa

há 15 horas

Residentes em zonas raianas procuram cada vez mais serviços médicos em Espanha

há 15 horas

Bernardino Silva, o médico que há 40 anos criou raízes em Alvaiázere

há 15 horas

Anorexia: psiquiatra alerta para aumento de casos em todas as idades

há 15 horas

Quer uma Fritadeira de Ar Quente? Esta do Pingo Doce está com 55% de desconto

há 18 horas

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 19 horas

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 1 dia

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.