Partilhar

Hospital de Cascais associou-se ao Mês de Prevenção do Cancro da Mama

Uma ação com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama

2 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

O Hospital de Cascais, enquanto Unidade Hospitalar e Prestadora de Cuidados de Saúde, associou-se ao movimento “Outubro Rosa”, que nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama, uma das formas mais comuns de cancro diagnosticadas em mulheres em todo o mundo.

O cancro da mama não afeta apenas os pacientes, como também as suas famílias, amigos e a comunidade no geral. A consciencialização, o apoio e a pesquisa são fundamentais e a partilha de experiências assume um papel crescente para inspirar mudanças comportamentais que muito podem contribuir para uma deteção precoce que contribua para minorar os efeitos devastadores de uma doença que afeta milhares de pacientes mundialmente.

Nesse sentido, o Hospital de Cascais desenvolveu duas sessões de “Conversas Cor-de-Rosa”, que tiveram como objetivo assinalar esta data tão significativa. A primeira foi dedicada, em exclusivo, aos clínicos, onde foram abordados diversos temas relacionados com o cancro da mama e onde contámos com a presença da nutricionista Ana Rita Lopes a apresentar o livro “É Cancro. E agora?”. A segunda, dirigida a doentes oncológicos, cuidadores e população em geral, onde foram abordadas temáticas como a importância da prevenção precoce e do apoio aos doentes, com o testemunho de algumas ex-doentes oncológicas, tendo sido ainda abordada a desmistificação da prática de exercício físico na doença oncológica no geral e no Cancro da Mama em particular.

A Liga Portuguesa contra o Cancro aproveitou esta sessão para relembrar a importância da prevenção primária e secundária no combate ao cancro. No caso concreto do Cancro de Mama, o rastreio continua a ser a principal ferramenta de controlo para atuar eficazmente sobre a doença na sua fase mais precoce. Marta Pojo, Diretora de Pesquisa e Formação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, relembrou ainda todos os apoios que a Liga dedica aos pacientes e familiares de doentes oncológicos através da sua nova Delegação que abriu recentemente em Cascais.

No que concerne à desmitistiifcação da prática de exercício físico por parte de doentes oncológicos com Cancro de Mama, a enfermeira e personal trainer Vanessa Agostinho lembrou à plateia presente que, no passado, os doentes oncológicos eram aconselhados erradamente a não praticar desporto por receio de agravar a doença. Contudo, atualmente, estudos recentes permitem concluir que a prática de exercício físico em doentes com Cancro de Mama tem contribuído para reduzir os efeitos secundários dos tratamentos, para prevenir e controlar o linfaedema, para além de ter um efeito cardioprotetor, prevenindo o aumento de percentagem de massa gorda e a redução do risco de recidiva. Pelo que, a prática de exercício físico prescrita pela equipa multidiscilpliar que acompanha o doente oncológico, que irá determinar quais as orientações específicas sobre o tipo, intensidade e duração do exercício apropriado ao estado de saúde de cada paciente, aporta benefícos claros que muito podem contribuir para a superação da doença.

Por último seguiu-se a partilha de vários projetos e histórias na primeira pessoa sobre como enfrentar o Cancro de Mama. Soluções inovadoras como próteses mamárias provisórias e definitivas, toucas e cintos de segurança, que permitem lidar com os efeitos devastadores desta doença e os consequentes impactos no paciente e na família.

Mais Recentes

Brunch no Boshq disponível desde 17 euros

há 45 minutos

Brunch especial do dia da Mãe é no Lisbon Marriott

há 2 horas

Celebre o Dia da Mãe com carinho e muitos mimos

há 3 horas

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 4 horas

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 5 horas

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 23 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 24 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 1 dia

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 1 dia

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 1 dia

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 1 dia

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.