<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Especialistas revelam que sofrer de gripe aumenta risco de ter um ataque cardíaco

6 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

Encontre aqui a explicação.

Um ataque cardíaco é seis vezes mais provável de acontecer na semana após uma pessoa ser diagnosticada com gripe do que no ano anterior ou posterior, indica estudo do University Medical Center Utrecht, na Holanda, e apresentado no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infeciosas.

Os investigadores usaram resultados de testes de 16 laboratórios, cobrindo cerca de 40% da população holandesa, juntamente com registos de óbitos e hospitais. Mais de 26 mil casos de influenza foram confirmados pelos laboratórios entre 2008 e 2019.

Os autores descobriram que 01 indivíduos tiveram pelo menos um ataque cardíaco no ano após o diagnóstico de gripe, com um total de 419 ataques cardíacos.

Dos 419 casos, 25 ocorreram nos primeiros sete dias após o diagnóstico da gripe; 217 no ano anterior ao diagnóstico; e 177 no ano após o diagnóstico da gripe, mas não incluindo os primeiros sete dias. Cerca de um terço dos 401 pacientes morreram de qualquer causa dentro de um ano após o diagnóstico de gripe.

Os investigadores calcularam que os indivíduos estudados tinham 6,16 vezes mais hipóteses de sofrer um ataque cardíaco na semana seguinte ao diagnóstico de gripe do que no ano anterior ou posterior.

Os autores explicam que o vírus influenza é conhecido por aumentar a coagulação do sangue. Isso, juntamente com a inflamação que faz parte da resposta imune do corpo contra o vírus, pode enfraquecer as placas de gordura que se acumularam nas artérias, disseram os autores.

Se uma placa se romper, um coágulo sanguíneo pode formar-se, bloqueando o fornecimento de sangueao coração e causando um ataque cardíaco.

Fonte: European Congress of Clinical Microbiology & Infectious Diseases (ECCMID) 2023.

Mais Recentes

Combate à obesidade com sistema robótico dispara na Península Ibérica

há 15 horas

Spa lança linha inovadora de tratamentos para responder às exigências do estilo de vida moderno

há 16 horas

O fim de uma era: Toblerone confirma o adeus ao chocolate amargo

há 16 horas

Portugal no top ten dos melhores destinos para congressos

há 16 horas

Este é o esconderijo perfeito das bactérias: fica dentro do frigorifico, asseguram os especialistas

há 17 horas

O que é mais saudável: tomar banho de manhã ou à noite? Especialista responde

há 17 horas

Benefícios da leitura para os maiores de 50 anos

há 17 horas

Selfies: a forma como as tira revela muito sobre si (e sobre os outros)

há 18 horas

Beber água quente: benefícios para o bem estar do organismo

há 18 horas

Fervem em pouca água: estes são os signos mais temperamentais

há 18 horas

Óbito: Morreu o fisiculturista Nikita Tkachuk

há 19 horas

«Se quer diminui o risco de doenças cardíacas vá para cama a esta hora», revela estudo

há 19 horas

Hidroginástica: benefícios para a saúde

há 19 horas

Opinião: «Obesidade – a doença do “sim, mas…”», Gil Faria, cirurgião

há 19 horas

Com as temperaturas a aumentar, mantenha-se fresco: dicas, texturas leves e aromas revitalizantes

há 20 horas

Villas, casas e chalets: 6 portos de abrigo para férias com serviço de luxo

há 20 horas

Para miúdos e graúdos: seja uma “Rock Star” por um dia

há 21 horas

Mitos e verdades sobre a saúde das pernas: o que precisa mesmo de saber

há 21 horas

Autoridades fazem um apelo: «não deixe estes objetos na bagageira do seu carro»

há 22 horas

Cães e gatos destas raças têm maior probabilidade de ter excesso de peso

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.