Nos dias 1 e 2 de dezembro, todos os caminhos vão dar ao The Yeatman Hotel, onde o Christmas Wine Experience, evento vínico que junta os melhores vinhos portugueses e petiscos tradicionais, marca a época mais mágica do ano nas cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.
Durante dois dias é possível conhecer, provar e adquirir mais de 200 vinhos nacionais, apresentados pelos produtores e enólogos parceiros do The Yeatman, numa seleção cuidadosamente pensada em parceria com a Diretora de Vinhos do hotel, Elisabete Fernandes. Entre referências clássicas e outras mais recentes, destacam-se em prova o Principal Grande Reserva 2012, Chryseia 2021, Quinta da Leda 2019 Magnum, Batuta 2021, Casa da Passarella Villa Oliveira Edição Comemorativa 125 Anos 2014 e Azores Wine Company Arinto dos Açores Solera. Sendo esta a época de excelência de vinho do Porto e licorosos, também estará disponível uma seleção de vinhos icónicos, entre os quais Taylor’s Very Very Old Tawny Port, Graham’s Single Harvest Port 1997 e Barão de Vilar Colheita Tawny Port 1963.
A experiência ficará ainda mais completa com a degustação dos sabores tradicionais da época, graças aos petiscos tipicamente portugueses confecionados pelo Chefe Ricardo Costa. Queijos, compotas, enchidos e presunto de porco preto, laminado ao momento, fazem-se acompanhar por uma seleção de azeites e pães variados, como o tradicional pão com chouriço, pão de queijo, broa de milho, pão de trigo ou focaccia caseira.
A viagem gastronómica continua com algumas receitas de conforto, capazes de aconchegar o estômago. Do caldo verde à canja de galinha, passando pelo prego de vitela, com presunto e queijo da Serra, sem esquecer as bifanas à moda do Porto, as mini francesinhas, os pastéis de bacalhau, os croquetes de arroz de pato com molho aioli ou as sanduíches de leitão e porco bísaro. Há ainda saladas coloridas compostas por ingredientes como tofu, abacate, lavagante, frango, queijo mozarela, batata-doce, camarão ou gengibre apresentadas em várias sugestões e combinações. Nas tentadoras mesas de sobremesas não podem faltar as castanhas assadas, mas também uma grande variedade de doçaria portuguesa, como rabanadas, filhoses de abóbora, bolo-rei, pão de ló de Ovar, pudim Abade de Priscos, torta de abóbora, ovos-moles de Aveiro e Morgado do Bussaco, entre outras receitas elaboradas, como o pavé de café, Ópera de chocolate e avelã, os éclairs ou o bolo de champagne com citrinos.