Partilhar

Ao cuidados dos avós e dos pais: saiba como tornar o WhatsApp mais seguro para as crianças

Os casos de chats do WhatsApp aos quais menos estão a ser convidados e em que se partilham conteúdos de cariz sexual e violento são cada vez mais frequentes.

28 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

Estas situações, que ocorreram em Portugal na zona da cidade do Porto, mas que também já foram registados noutras zonas da Europa, como em Espanha, na região de Guipúzcoa, envolvem um número cada vez maior de crianças, mas este fenómeno não é novo, há já alguns anos que se têm vindo a registar casos e com maior frequência.

A pergunta que muitos pais se colocam é: como podem proteger as crianças destes ataques? O WhatsApp inclui uma opção na sua configuração que permite selecionar quem nos pode adicionar a um grupo. Pode eleger entre pessoas externas, contactos ou apenas uma seleção de contactos.

Também existem alternativas ao telefone móvel, especialmente para os mais pequenos, crianças entre os 8 e os 15 anos que são, em regra, os mais vulneráveis a estes ataques. Trata-se dos smartwatches ou relógios inteligentes, que são um passo prévio ao uso do telefone móvel para muitas famílias.

A empresa SaveFamily desenha e comercializa estes telemóveis desde 2017, e está presente no mercado português desde 2021. “A SaveFamily nasceu a pensar naquelas famílias que pretendem preparar os mais novos para uma utilização responsável dos telemóveis ou, inclusive, os que se sentem pressionados pelos amigos que já têm telemóvel e os pequenos os pedem insistentemente”, explica Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily.

Estes relógios inteligentes são muito semelhantes a um telemóvel com a diferença de que se gerem através de uma aplicação instalada no telemóvel dos progenitores, desta maneira, qualquer mudança na configuração deve passar pela autorização de um adulto. Além do mais, a SaveFamily conta com um modelo de relógio pensado para as crianças entre os 8 e os 15 anos chamado SaveWatch Plus que é único no mercado que inclui WhatsApp seguro, que evita ataques como os referidos anteriormente.

“Compreendemos a preocupação dos pais e mães com este tipo de situações e queremos dizer-lhes que não estão desprotegidos, já que existem alternativas para que as crianças possam disfrutar da tecnologia de forma segura e ir aprendendo a utilizá-la de maneira responsável para que num futuro não sejam vitimas fáceis dos delinquentes cibernéticos”, diz Jorge Álvarez.

Em apenas seis anos, a SaveFamily conseguiu converte-se na empresa líder de tecnologia segura para crianças, idosos e dependentes da Europa. Os seus produtos estão presentes em mais de 20 países e em 2022 vendeu mais de 50 mil unidades.

“Cada vez são mais os pais preocupados em como afeta o uso de telemóvel os seus filhos”, refere Jorge Álvarez. “Estes casos ou a organização de grupos de pais a pedir que se atrase a idade de entrega de um telemóvel às crianças são apenas alguns dos exemplos que nos confirmam que a sociedade precisa de alternativas eficazes e ao seu alcance, como são os nossos relógios.”

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 5 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 5 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 5 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 6 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 6 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 6 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 6 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 7 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 7 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 9 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 10 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 10 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 10 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 10 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 11 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 11 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 11 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 13 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 13 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.