Liber é um serviço de saúde pessoal e digital que permite tratar, acompanhar e prevenir problemas de saúde comuns e relativamente frequentes, de forma rápida, cómoda e segura. Através de uma aplicação móvel, disponível 24 horas por dia, todos os dias, os utilizadores podem receber planos de tratamento para mais as condições clínicas agudas mais frequentes, programas de prevenção e promoção da saúde e ainda resolver necessidades pontuais como a renovação de receitas ou de atestados médicos. A solução é da UpHill, empresa portuguesa que acumula mais de €5 milhões em investimento e trabalha com os maiores hospitais do país.
O funcionamento é muito simples: cada utilizador escreve, utilizando vocabulário comum, o que sente, acionando automaticamente um mecanismo de triagem inicial de sintomas. Posteriormente é-lhe atribuída uma equipa clínica que, com a informação previamente reunida, vai estabelecer o diagnóstico e desenvolver um plano personalizado. Em poucos minutos, a pessoa recebe no telemóvel um plano completo que inclui prescrições de receitas ou exames (conforme necessário), recomendações e explicações sobre como proceder. O serviço distingue-se ainda pelo acompanhamento da evolução do estado de saúde ao longo do tempo, isto é, pela existência de um contacto proativo da equipa clínica que permite ajustar o plano de tratamento sempre que necessário.
Para tal, o Liber – nome do serviço de saúde digital agora lançado – alia dois pilares – uma equipa clínica exclusiva e tecnologia de ponta – que se complementam mutuamente. Por um lado, a tecnologia potencia a qualidade e a velocidade do serviço. Por outro lado, a experiência da equipa clínica permite personalizar o serviço e ajustar todos planos às necessidades de cada pessoa.
No novo serviço, o preço dos planos varia entre os 5€ e os 20€ para a doença aguda. Já no caso dos programas de prevenção e promoção da saúde – que incluem opções como exercício físico, saúde mental, contraceção ou cessação tabágica – o valor varia entre 15€ e 30€.