<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Beneficiários do complemento solidário para idosos vêm valor dos cheques dentista subir para 45 euros

12 Dezembro 2023
Forever Young

Os cheques dentista vão passar a ser também emitidos pela Linha Saúde 24 e o valor vai subir de 35 para 45 euros, segundo uma portaria publicada esta terça-feira em Diário da República.

De acordo com o documento, o envio dos utentes para as consultas de medicina dentária é feito com recurso ao cheque dentista emitido individualmente, de forma automatizada, através da Linha Saúde 24 ou por profissionais do SNS, enfermeiros, higienistas orais, médicos especialistas em medicina geral e familiar, saúde pública, estomatologia ou por médicos hospitalares de outras especialidades “que acompanhem os utentes que integrem populações-alvo específicas”.

A portaria reconhece a necessidade de rever e atualizar as regras da prestação de cuidados de saúde oral no âmbito do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (PNPSO), mas sublinha que os indicadores de saúde oral em Portugal – medidos através de estudos de prevalência das doenças orais – “têm vindo a melhorar ao longo dos anos, com maior expressão na última década”.

“É fundamental continuar a promover a saúde oral ao longo da vida, com eficiência, equidade e tendência para a universalidade, melhorando o estado de saúde oral da população através da redução das doenças orais, altamente determinadas pela ausência de medidas de prevenção desde a infância”, refere.

A portaria lembra que as intervenções do PNPSO são dirigidas a utentes beneficiários que integrem populações-alvo específicas, designadamente, crianças e jovens com idade inferior a 18 anos, grávidas, beneficiários do complemento solidário para idosos, pessoas que vivem com o VIH e utentes em situação de risco aumentado de cancro oral.

Admite ainda que este plano “pode vir a abranger outras populações-alvo específicas definidas por despacho do membro do Governo responsável pela área da saúde”.

De acordo com o documento, o valor do cheque dentista – incluindo os de prevenção e diagnóstico e tratamento – sobe para 45 euros. Já os emitidos no âmbito do Projeto de Intervenção Precoce no Cancro Oral (PIPCO) para diagnóstico terão um valor de 20 euros e para biópsia 50 euros.

É ainda referido que o valor do cheque dentista “deve ser revisto periodicamente”, pelo menos a cada dois anos.

Cabe à Direção-Geral da Saúde definir, monitorizar e avaliar o cumprimento dos indicadores do PNPSO e ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em articulação com a DGS e a Direção Executiva do SNS, assegurar, pelo menos a cada cinco anos, estudos de avaliação do impacto do plano na saúde da população.

Mais Recentes

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 1 minuto

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 21 minutos

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 41 minutos

Organização Mundial de Saúde adota acordo internacional sobre pandemias

há 1 hora

Estalar os dedos: faz mal ou não?

há 1 hora

Dor no calcanhar: causas que podem levar a esta condição depois dos 50 anos

há 2 horas

Fruta ou legume com uma parte estragada, pode ou não ser consumido?

há 2 horas

Uma dúvida que é preciso esclarecer: será que beber café puro engorda?

há 2 horas

Passar tempo de qualidade com os netos pode ajudar a que viva mais 20 anos

há 18 horas

Há quem diga que sim, mas será mesmo este o signo mais falso?

há 18 horas

O mundo (e Portugal) atravessam tempos difíceis: como podemos alcançar a felicidade?

há 18 horas

Apesar de frequentemente criticado este alimento pode realmente ajudar o seu metabolismo

há 19 horas

Enxaqueca: novo medicamento retarda sintomas pré-existentes

há 19 horas

Pouco espaço em casa? Ikea tem uma poltrona que se transforma em cama

há 19 horas

Depois do cinema Robert De Niro anuncia abertura do seu primeiro hotel: saiba onde ficará localizado

há 20 horas

Quase 17 mil euros é quanto custa o menu mais caro do mundo

há 20 horas

Esta região bem conhecida dos portugueses adia aumento do imposto turístico

há 20 horas

Este é quarto de hotel mais luxuoso do mundo: cada noite custa mais de 85 mil euros

há 21 horas

Cinco estratégias simples para “reprogramar” os genes e viver melhor

há 21 horas

Descontos até 50%: venha celebrar a beleza com esta promoção de O Boticário

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.