Partilhar

Acontecimento nacional de 2023: queda do Governo de maioria absoluta e crise com eleições antecipadas

A crise política aberta com a demissão do Governo de maioria absoluta do PS, na sequência de uma investigação judicial que envolve o próprio primeiro-ministro, foi eleita o acontecimento nacional de 2023 pelos jornalistas da agência Lusa.

12 Dezembro 2023
Forever Young

No dia 7 de novembro, pela primeira vez na história da democracia portuguesa, houve buscas na residência oficial do primeiro-ministro, concretamente na sala de trabalho do seu então chefe de gabinete Vítor Escária, no âmbito de uma investigação judicial sobre a instalação de um centro de dados em Sines e negócios de lítio e hidrogénio.

Horas depois de terem sido noticiadas as buscas, um comunicado da Procuradoria-Geral da República informou, no último parágrafo, que o primeiro-ministro, António Costa, era alvo de um inquérito autónomo instaurado no Supremo Tribunal de Justiça a partir dessa investigação.

Numa comunicação ao país, António Costa, declarou-se de “cabeça erguida” e “consciência tranquila”, mas defendeu que “a dignidade das funções de primeiro-ministro não é compatível com qualquer suspeição sobre a sua integridade, a sua boa conduta e, menos ainda, com a suspeita da prática de qualquer ato criminal”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou de imediato o pedido de demissão e, após ouvir os partidos com assento parlamentar e o Conselho de Estado, anunciou em 09 de novembro que irá dissolver o parlamento e marcar eleições legislativas antecipadas para 10 de março.

No dia seguinte à demissão do primeiro-ministro soube-se que nas buscas realizadas ao gabinete de Vítor Escária foram encontrados mais de 75 mil euros em numerário, o que levou o líder do executivo a demiti-lo e, numa segunda comunicação ao país, em 10 de novembro, afirmar que estava envergonhado e pedir desculpa aos portugueses.

Nessa mesma ocasião, demarcou-se também do advogado e antigo secretário de Estado Diogo Lacerda Machado, muitas vezes caracterizado como o seu “melhor amigo” e que, tal como Vítor Escária, foi um dos detidos para interrogatório no âmbito desta investigação judicial, conhecida como “Operação Influencer”.

António Costa alegou que um primeiro-ministro não tem amigos e frisou que o advogado Lacerda Machado nunca atuou com o seu mandato no projeto para a construção do Data Center de Sines.

A operação do Ministério Público que conduziu ao derrube do Governo envolveu 42 buscas e levou à detenção de cinco pessoas para interrogatório: o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, dois administradores da sociedade Start Campus, Afonso Salema e Rui Oliveira Neves, além de Diogo Lacerda Machado e Vítor Escária. Todos saíram em liberdade, ao contrário do que requerera o Ministério Público junto do juiz de instrução criminal.

Ainda no âmbito desta operação, foi constituído arguido o então ministro das Infraestruturas, João Galamba, que foi exonerado do Governo em 13 de novembro, tendo António Costa assumido diretamente esta pasta governativa.

No plano político, António Costa esclareceu logo no dia em que se demitiu que não se recandidataria às funções de primeiro-ministro nas legislativas de 10 de março e adiantou mais tarde que só voltará a exercer um cargo público quando o seu processo judicial estiver resolvido.

O PS marcou eleições internas diretas para a sucessão de António Costa no cargo de secretário-geral para esta sexta-feira e sábado, às quais concorrem o atual ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o deputado e ex-ministro Pedro Nuno Santos e o dirigente socialista Daniel Adrião.

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 6 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 6 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 6 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 7 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 7 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 7 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 7 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 8 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 9 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 10 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 11 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 11 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 11 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 11 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 12 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 12 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 12 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 14 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 14 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.