Partilhar

Conheça os quatro passos para conseguir poupar e investir de uma forma responsável

A poupança responsável é um conceito que vai além de simplesmente guardar ou investir dinheiro. Trata-se de uma abordagem financeira consciente, na qual se procura equilibrar solidez financeira com a vida no planeta.

8 Janeiro 2024
Sandra M. Pinto

MAPFRE enuncia os princípios fundamentais da poupança responsável e mostra como esta pode também ser uma estratégia acessível a toda a gente, podendo garantir estabilidade financeira – quando feita de forma inteligente – e contribuir para um futuro mais sustentável a nível pessoal e global.

  1. Definir

Gerir de forma responsável um orçamento é a espinha dorsal de uma gestão financeira saudável. Antes de avançar para a análise de produtos considerados sustentáveis, há que definir qual o valor disponível para poupar ou investir.

A poupança responsável começa com a consciencialização dos padrões de gastos, categorizando despesas em essenciais e não essenciais e permitindo uma visão clara das áreas que absorvem a maior parte dos recursos. Uma vez identificadas, essas áreas podem ser alvo de estratégias como a procura por alternativas mais económicas, negociação de preços e mesmo eliminação de gastos supérfluos.

Não consumir produtos que não são fundamentais, não ser um seguidor de fast fashion ou simplesmente seguir as recomendações dos Green Alert da MAPFRE (Lifestyle eco-friendly; Black Friday Sustentável; Transportes leves; Poupança de Água, entre outros) pode ser um bom início para conseguir poupar alguma coisa para investir.

  1. Estabelecer metas

Feita a avaliação, e garantido um valor para emergências, segue-se a fase de estabelecer metas financeiras, peça-chave no jogo da poupança responsável. O estabelecimento de metas claras torna mais fácil direcionar esforços e recursos, sendo por isso fundamental que sejam realistas e alcançáveis de acordo com o valor que se pode disponibilizar. Metas irrealistas podem levar a desmotivação e, consequentemente, ao abandono do plano financeiro. Defina, por isso, o que pretende fazer com o valor aforrado tenha em mente que pode direcionar a sua poupança e investimento para melhorar a sua vida e a vida do planeta, através da implementação de medidas amigas do ambiente, que muitas vezes se traduzem em poupança… na carteira.

Por exemplo, se fizer obras em casa, tenha em conta opções mais ecológicas; se quiser viajar, reduza o impacto através de meios de transporte mais amigos do ambiente; e se estiver a pensar investir em PPRs, uma opção muito procurada nesta altura do ano por ter benefícios fiscais – e que são geralmente compostos por seguros ou fundos de ações – confirme se as suas componentes são mesmo responsáveis ou se se trata apenas de greenwashing.

  1. Avaliar

Tão importante quanto definir a quantia a colocar regularmente de lado é conhecer as regras para um investimento responsável.

Por um lado, deve avaliar os produtos disponíveis – depósitos, certificados, PPR, obrigações, fundos, ações, entre outros  –, que estão de acordo com o seu perfil de investidor e também com a vontade de investir em áreas que apresentem as melhores práticas em áreas como direitos humanos, impacto ambiental ou gestão de recursos humanos; por outro, é importante excluir entidades envolvidas em setores considerados controversos ou sobre os quais tem dúvidas relativamente às suas políticas de sustentabilidade.

 

  1. Diversificar

A estratégia pode passar por diversificar, ou alocar os recursos em diferentes tipos de investimentos, porque reduz os riscos e aumenta as oportunidades de retorno financeiro a longo prazo.

Se entender que deve aplicar as suas poupanças em outras áreas, como imobiliário, seja na recuperação da casa onde vive, na aquisição de um novo local para viver, para segunda habitação ou para investir e colocar no mercado de arrendamento, tenha em conta materiais amigos do ambiente e olhe para as possibilidades com uma visão além do mero investimento financeiro. Porque não investir na educação de uma criança, onde todo o dinheiro faz uma enorme diferença, ou contribuir para uma entidade que trabalhe de forma séria no setor social ou mesmo em áreas como a cultura?

Finalmente, os PPR. Os Planos de Poupança Reforma podem estar associados a seguros, neste caso com capital garantido, ou a fundos de investimento e habitualmente são comercializados por instituições de crédito ou por seguradoras. Pensar nesta opção como complemento a uma reforma que irá chegar mas que nunca será igual ao seu melhor salário durante uma vida de trabalho, é uma forma de pensar na sua sustentabilidade económica e social no futuro.

Mais Recentes

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 1 dia

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 1 dia

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 1 dia

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 2 dias

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 2 dias

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 2 dias

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 2 dias

Faça este movimento simples se sofre de insónia: não precisa de sair da cama

há 2 dias

«Agredia física e verbalmente a mulher, Betty Grafstein»: José Castelo Branco acusado de violência doméstica

há 2 dias

Não consegue aceder ao Outlook e Teams? Calma, o problema não é (só) seu

há 2 dias

Violência doméstica: Cruz Vermelha acompanhou até junho quase tantas vítimas como em 2023

há 2 dias

Saúde mental: equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões

há 2 dias

Colocar os cabides ao contrário no armário: conheça o truque simples que lhe vai facilitar a vida

há 2 dias

Alergias ou intolerâncias alimentares? Saiba como reconhecer e como deve gerir os sintomas

há 2 dias

A Melhor Cidade Património Mundial é portuguesa

há 2 dias

Coloque uma colher de sopa na máquina de lavar: a roupa fica mais limpa e economiza na conta da eletricidade

há 2 dias

Nem bicarbonato nem detergente: esta é a mistura mais eficaz para limpar as cortinas em segundos (e sem as desmontar)

há 2 dias

Não vá para a estrada sem ler esta noticia, se quer saber onde vai encontrar os radares da PSP esta semana

há 2 dias

Consolar, motivar ou divertir: estes signos sabem sempre o que devem dizer. É o seu caso?

há 2 dias

Óbito: Morreu o realizador português José Barahona Tinha 55 anos

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.