Localiza-se na comuna francesa de Dax, na França, a primeira localidade criada para receber apenas pacientes com Alzheimer. O projeto tem o nome de “Village Landais Alzheimer” e oferece autonomia a quem convive com a doença.
O local foi projetado para que as pessoas possam viver em segurança, mas sem deixarem de ter a sua liberdade e a sua autonomia. O objetivo é que, com isso, a doença avance mais lentamente e a dependência de medicamentos possa ser reduzida, diminuindo também o impacto oferecido pelo uso constante de remédios.
Ao longo de quatro quarteirões, 120 pessoas levam uma vida normal, apesar do Alzheimer.
Numa área com casas, biblioteca, cabeleireiro, ginásio e um supermercado, as diferenças entre enfermeiros e doentes são quase impercetíveis. A ideia é que os profissionais da saúde se vistam com roupas convencionais, oferecendo uma sensação de normalidade no convívio diário.
A arquitetura da vila ficou a cargo do Champagnat & Grègoire Architects e do NORD Architects. A inspiração para o projeto, localizado numa área de cinco hectares de muita natureza, foram as antigas fortalezas medievais.
Foto: Village Landais Alzheimer